Formação & Desenvolvimento

Sete jovens participantes na B-Side são vencedores no concurso 25<25

03/12/2021
Sete jovens participantes na B-Side são vencedores no concurso 25<25

No passado dia 27 de novembro, no âmbito do Gulbenkian Education Summit, foram apresentados publicamente os vencedores do Concurso 25<25, promovido pela Ashoka Portugal, em articulação com a Fundação Calouste Gulbenkian, dirigido aos participantes das Academias Gulbenkian do Conhecimento.

22 participantes da “B-Side – Academia de Soft Skills (a Academia da TecMinho que integrou a rede de Academias Gulbenkian do Conhecimento) concorreram com 8 projetos, tendo 6 deles passado as diferentes fases até chegarem à final e três deles saído como vencedores.

Foram três os projetos vencedores protagonizados por 7 participantes da B-Side no ano letivo 2019/2020, todos eles estudantes da Universidade do Minho:

• Maseu ouvi dizer”: Marina Outeiro (Licenciatura em Direito) e Catarina Gomez (Licenciatura em Educação)
  • OrganizadaMente”: Carolina Pereira (Engenharia Têxtil), Gonçalo Faria (Engenharia Mecânica) e Zé Pedro Fernandes (Engenharia Mecânica)
  • Transfusão de Afetos”: Zé Pedro Fernandes (Engenharia Mecânica), Cátia Magalhães (Engenharia Têxtil) e Joana Fernandes (Licenciatura em Educação).

O desafio 25<25 teve como objetivo encontrar jovens transformadores e criadores de soluções para tornar as vidas das suas comunidades mais saudáveis, coesas e sustentáveis. Responderam mais de 150 jovens com 64 ideias de projetos provenientes de todos os distritos de Portugal. De entre as ideias com real potencial transformador, os avaliadores selecionaram 30 projetos finalistas, nos quais participam 60 jovens transformadores.

No final, saíram vencedoras 14 ideias, das quais três são protagonizadas pelos 7 jovens transformadores da “B-Side – Academia de Soft Skills”.

O Gulbenkian Education Summit foi o evento de encerramento do projeto Academias Gulbenkian do Conhecimento, o qual consistiu na criação e desenvolvimento de rede de Academias, de norte a sul do país, com o objetivo de desenvolver competências sociais e emocionais nas crianças, adolescentes e jovens até aos 25 anos.