ON-COMMERCE
O projeto ON-COMMERCE visa qualificar as PME da Zona Norte em domínios imateriais de competitividade, capacitando-as para acelerar a evolução e/ou definição de modelos de negócio digitais que, tendo por base o comércio eletrónico, lhes permitam vencer as barreiras geográficas e competir, em igualdade de circunstâncias, no mercado global. É ainda importante referir que o presente projeto encontra-se totalmente alinhado com Agenda Digital para a Europa 2020, que defende o desenvolvimento de um mercado único digital assente no acesso à Internet de elevado débito e na interoperabilidade das aplicações em benefício das empresas europeias, em particular as PME, e dos consumidores; o reforço da segurança em linha, a fim de aumentar a confiança no ciberespaço; o reforço da investigação e desenvolvimento no domínio das TIC – que promove a colaboração e a cooperação entre empresas e fomenta o surgimento de novas oportunidades de negócio, novos projetos, produtos ou serviços.
O presente projeto prevê a realização de um conjunto de ações com o intuito de capacitar e qualificar as empresas portuguesas em domínios críticos, para uma eficaz adoção e exploração do comércio online e para se tornarem mais competitivas no mercado internacional. Como tal, o Projeto ON-COMMERCE identifica os vetores que pretende reforçar junto das PME, considerados fatores críticos na sua atividade: a digitalização, a inovação, o intraempreendedorismo, a cooperação e o comércio eletrónico.
Para que seja eficaz e sustentável, a abordagem a adotar na resposta a estes fatores críticos de competitividade requer competências que sejam, simultaneamente: transversais (em termos setoriais) e específicas (em termos de domínios de intervenção); neste contexto, os dois copromotores do presente projeto posicionam-se como entidades privilegiadas para cumprir com estes pressupostos, assegurando o sucesso dos mesmos.
O projeto ON-COMMERCE responde a um conjunto de Objetivos Estratégicos, que contribuirão ampla e significativamente para a competitividade das PME da Região Norte, atuando diretamente naqueles que são os seus fatores críticos de competitividade, nomeadamente:
OE1: Traçar uma panorâmica real, atual e fidedigna do contexto nacional e internacional do E-Commerce;
OE2: Identificar boas práticas nacionais e internacionais que promovam a adoção do E-Commerce por parte das PME;
OE3: Promover a partilha e discussão alargada em torno de desafios comuns à adoção do E-Commerce;
OE4: Capacitar as PME para a exploração das oportunidades existentes no domínio do E-Commerce;
OE5: Promover a evolução dos modelos de negócio convencionais, para modelos de negócio digitais;
OE6: Capacitar as PME para mitigar, por via da exploração de novos mercados geográficos, o impacto da expectável desaceleração económica dos próximos anos;
OE7: Promover o matching entre procura e oferta de competências, nos diferentes domínios do E-Commerce;
OE8: Fomentar o intraempreendedorismo, enquanto ferramenta de aceleração do E-Commerce;
OE9: Fomentar a colaboração entre o tecido empresarial, na identificação de estratégias que potenciem a adoção de novos modelos de negócio digitais.
Resultados
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Caracterização do Contexto Internacional no Domínio do E-Commerce
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Identificação das Principais Barreiras à Adoção do E-commerce pelas PME Nacionais
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Gap Analysis - Competências Críticas para o Comércio Eletrónico na Região Norte
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Lista de Competências Críticas para o Comércio Eletrónico
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AMF Safety Shoes
Caso EstudoPDF
VÍDEO
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IMPETUS
Caso EstudoPDF
VÍDEO
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Topázio
Caso EstudoPDF
VÍDEO
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Estratégias de E-Commerce - Marketplace ou Loja Online
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Mapeamento de Ferramentas Intraempreendedorismo
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Ferramenta de autodiagnóstico para o contexto E-commerce
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Bolsa de Fornecedores
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Resultados do projeto ON-COMMERCE - Programa de Aceleração das PME para o Comércio Digital, desenvolvido pela ANJE e pela TecMinho, e cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) ao abrigo do Sistema de Apoio a Ações Coletivas - Qualificação das PME.