Comercialização C&T

Workshop em Póvoa de Lanhoso mostra como PME podem transformar sustentabilidade em vantagem competitiva

22/10/2025
Workshop em Póvoa de Lanhoso mostra como PME podem transformar sustentabilidade em vantagem competitiva

No próximo dia 11 de novembro, o Centro Interpretativo Maria da Fonte, na Póvoa de Lanhoso, acolhe o workshop “Práticas Sustentáveis nos Pilares Ambiental, Social e Governança (ESG)”, uma iniciativa promovida pela TecMinho – Universidade do Minho, em parceria com o Município da Póvoa de Lanhoso e o Cluster Indústrias Culturais e Criativas, no âmbito do projeto Shift2DigitalGreen.

Destinado a Pequenas e Médias Empresas (PME) de todos os setores de atividade, este workshop tem como objetivo capacitar gestores e decisores para integrar práticas de sustentabilidade nos seus negócios, reforçando a competitividade, a inovação e o acesso a novos mercados e financiamentos. A sessão arranca às 16h00 com café de boas-vindas, seguindo-se a abertura institucional pela TecMinho e pelo Município da Póvoa de Lanhoso. O destaque da tarde será a intervenção de Luís Cristino (OMA – Sustentabilidade), com o tema “ESG: Da Pressão à Oportunidade — Como Transformar Sustentabilidade em Valor”.

A sessão conta com uma mesa-redonda prática que destaca boas práticas de duas PME nacionais de referência. A Andreia Afonso da Deifil, empresa tecnológica, exemplifica o pilar Ambiental, com inovação científica ao serviço da redução de impactos e da resiliência climática e alimentar. A Vera Morgado  da AGOVI, empresa de metalomecânica, demonstra a aplicação integrada dos três pilares ESG, com iniciativas ambientais, sociais e de governança, incluindo a preparação do seu primeiro relatório integrado. A mesa-redonda, moderada por Luís Cristino, oferece exemplos concretos de como transformar os princípios ESG em estratégia e valor para as empresas

O evento insere-se no projeto SHIFT2DigitalGreen, promovido pelo consórcio ISQ, TecMinho, Universidade de Aveiro e CTCV, que apoia PME na transição verde e digital através de capacitação, desenvolvimento de conhecimento e disseminação de boas práticas. O projeto é cofinanciado pelo COMPETE 2030, Portugal 2030 e pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).

A participação é gratuita, mas requer inscrição prévia até 10 de novembro através do formulário online.

Formulário de inscrição

Este site utiliza cookies

Usamos cookies para melhorar a experiência dos nossos utilizadores e medir o desempenho dos conteúdos.