TecMinho participa no evento “Inovação no Controlo da Resistência Antimicrobiana” do projeto SMARTgNOSTICS

No passado dia 3 de outubro, a TecMinho marcou presença no evento “Inovação no Controlo da Resistência Antimicrobiana - Biossensores, IA e Tecnologias Emergentes”, que teve lugar na sede da AIRV, em Viseu. Organizado no âmbito da agenda mobilizadora SMARTgNOSTICS, o encontro reuniu especialistas, investigadores e representantes de diversas áreas para discutir soluções inovadoras no combate à resistência antimicrobiana (AMR), um dos maiores desafios de saúde pública a nível global.
A TecMinho é parceira do consórcio SMARTgNOSTICS, composto por 11 co-promotores e liderado pela ALS Life Sciences Portugal, que visa desenvolver tecnologias avançadas de deteção e monitorização de resistências a antibióticos.
Entre os principais tópicos em debate destacaram-se:
• O impacto global da resistência antimicrobiana;
• Os desafios atuais de diagnóstico e tratamento;
• E as soluções inovadoras Made in Portugal que estão a transformar o panorama tecnológico da saúde.
O evento contou com a participação de reconhecidos especialistas nacionais, entre os quais Manuela Caniça (INSA), Cristina Fernandes (Fresenius Kabi), Ana Amaro (Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária), Sílvio Santos (Universidade do Minho), Joana Lemos (Hospital CUF Viseu), Margarida Tavares (Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto) e Rui Fortunato (Associação Portuguesa de Ciência Avícola).
Durante o encontro, foram, também, apresentadas as tecnologias desenvolvidas no âmbito do projeto, nomeadamente o InviPath, InviTrace, InviDetect e InviDX, que demonstram o potencial da inovação nacional na área do diagnóstico e monitorização da resistência antimicrobiana.
Com a sua participação, a TecMinho reforça o seu compromisso com o desenvolvimento de atividades de vigilância tecnológica e com a valorização de tecnologias que respondam aos desafios do mercado, promovendo a sua proteção e transferência para o setor empresarial.
Mais informações sobre o projeto Smartgnostics aqui.
O projeto Smartgnostics é financiado através da Componente 5 – Capitalização e Inovação Empresarial (PRR) dos fundos europeus atribuídos a Portugal pelo PRR, no âmbito do Mecanismo de Recuperação e Resiliência (MRR) da União Europeia (EU), enquadrado no Next Generation UE, para o período de 2021 -2025 (www.recuperarportugal.gov.pt).