TecMinho organiza workshop sobre inovação empresarial sustentável e digital em Famalicão

“Como adaptar o modelo de negócios para a transição digital e para a sustentabilidade?” foi a questão central do workshop que reuniu mais de 30 participantes, no dia 15 de julho, na Casa do Território, em Vila Nova de Famalicão. A iniciativa, promovida pela TecMinho com o apoio do Famalicão Made IN, decorreu no âmbito do projeto SHIFT2DigitalGreen, com o objetivo de capacitar pequenas e médias empresas para os desafios da transição digital e da sustentabilidade.
A sessão de abertura contou com intervenções de Augusto Lima, vereador da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, de Paulo Ramísio, presidente da Direção da TecMinho, e de Joaquim Barbosa, representante do ISQ, que apresentou os objetivos e ações do projeto SHIFT2DigitalGreen.
Num formato interativo e orientado para a prática, os participantes exploraram ferramentas estratégicas para redesenhar os seus modelos de negócio e partilharam os desafios sentidos nas suas organizações. A condução do workshop esteve a cargo de Nuno Marques, docente e consultor nas áreas de marketing e estratégia, e Filipe Portela, especialista em inteligência artificial e sistemas de apoio à decisão, que trouxeram uma abordagem aplicada e baseada em casos reais.
O evento insere-se numa série de ações do projeto SHIFT2DigitalGreen, que resulta de um consórcio composto pela TecMinho, ISQ, Universidade de Aveiro e CTCV, com o apoio do COMPETE 2030, Portugal 2030 e FEDER. O projeto visa reforçar as competências das PME portuguesas nos domínios da digitalização e sustentabilidade, através de formação, partilha de boas práticas e desenvolvimento de conhecimento aplicado.