e-Learning

TecMinho integra Projeto Erasmus+ de apoio a estudantes e orientadores de doutoramento em Moçambique

12/12/2023

PhD4Moz é o nome do projeto Erasmus+ coordenado pela Escola de Medicina da Universidade do Minho, e que a TecMinho integra como entidade parceira. Iniciada em Novembro, esta iniciativa conta, ainda, com o Karolinska Institutet (Suécia), e com o apoio voluntário da rede ORPHEUS assim como 3 instituições de Moçambique: a Universidade Eduardo Mondlane, a Universidade Pedagógica de Maputo e o Instituto Nacional de Saúde.

A capacitação para fortalecer a formação doutoral em Ciências da Saúde é urgentemente necessária em Moçambique. O país tem desenvolvido esforços notáveis para criar condições para formar e reter profissionais qualificados ao mais alto nível, capazes de gerar conhecimento para ajudar a resolver os problemas de saúde do país. O projeto Phd4Moz visa apoiar esta capacitação nas instituições moçambicanas que desempenham um papel central na formação doutoral em Ciências da Saúde neste país. A experiência acumulada dos parceiros europeus no desenvolvimento do ensino superior será captada e adaptada para promover uma excelente formação doutoral em Ciências da Saúde em Moçambique.

O projeto PhD4Moz tem como visão fornecer bases de formação em competências transversais e conhecimento em disciplinas especificas e na formação de formadores, que naturalmente se espalharão e multiplicarão pelo exemplo e pela mudança na representação de papéis. Os estudantes de doutoramento tornar-se-ão orientadores no futuro; os supervisores continuarão a supervisionar; os formadores continuarão a treinar mais alunos. Assim, o PhD4Moz irá apoiar cerca de 150 estudantes de doutoramento, 70 orientadores e 20 docentes.

A TecMinho é responsável pelo WP5 - Plataforma de formação online. As abordagens escolhidas para a formação deste projeto residirão na estratégia de criação de uma plataforma de aprendizagem online que irá reunir todos os conteúdos que apoiam a formação de competências, cursos baseados em disciplinas e formação de supervisores, bem como promover as interações entre formadores e formandos.

Os grupos-alvo que beneficiarão diretamente do PhD4Moz são os estudantes de doutoramento em Ciências da Saúde, que desenvolvam os seus projetos de investigação em instituições parceiras moçambicanas (inscritas em universidades moçambicanas ou no estrangeiro); os orientadores de estudantes de doutoramento; e os docentes diretamente envolvidos na formação de estudantes de doutoramento (os formadores europeus farão sempre dupla com colegas moçambicanos nas diferentes atividades de formação).

Mais informação sobre o projeto PhD4Moz em https://www.tecminho.uminho.pt/projeto/903