Comercialização C&T

NOBEL – O ecossistema que revolucionou os projetos HealthTech na Europa

05/03/2021
NOBEL – O ecossistema que revolucionou os projetos HealthTech na Europa

Com o intuito de mobilizar o ecossistema europeu de inovação nano-biomédica, foi criado em 2017 o projeto NOBEL, uma Ação de Coordenação e Apoio financiada pelo H2020, no âmbito da linha Nanotechnologies, Advanced Materials, Biotechnology and Advanced Manufacturing and Processing (NMBP).

Este projeto europeu, coordenado pela Plataforma Tecnológica de Nanomedicina (ETPN), em colaboração com 8 entidades europeias (CEA, MedTech Europe, Bioanalytik Muenster, VDI/VDE-IT, Fondazione Don Gnocchi, Tyndall National Institute - University College Cork), entre os quais a TecMinho, identificou a necessidade de melhorar a comunicação e colaboração entre os diferentes intervenientes no setor da saúde europeu. Foi, assim, criado um ecossistema funcional e sustentável, capaz de estabelecer e otimizar ferramentas de Tradução e Aceleração orientadas para projetos inovadores na área das tecnologias da saúde (HealthTech).

Num período de 39 meses compreendido entre 2017 e 2020, o projeto NOBEL abordou, essencialmente, 3 aspetos fundamentais para a Coordenação e Apoio do sector HealthTech:

1.Uma estrutura capaz de proporcionar um entendimento comum do conceito “Continuum of Integrated Care”, destacando a necessidade de uma abordagem holística da prestação dos cuidados de saúde num ambiente em mudança. No âmbito desta ação, foi elaborado um artigo e um meta-roadmap pelos parceiros do projeto, com o objetivo de apoiar as comunidades da indústria, a academia, bem como os órgãos de tomada de decisão.

2.Uma plataforma para fornecedores de HealthTech capaz de comunicar uma mensagem única e de moldar as soluções tecnológicas, para que estas possam responder eficazmente às necessidades médicas atuais e futuras. Neste âmbito foi, inclusivamente, criada a HealthTech4EU Alliance com o objetivo de promover a discussão acerca de futuras orientações estratégicas e a adaptação e delineamento de novos projetos na área da saúde.

3.A translação de projetos promissores na área HealthTech para o mercado. O programa HealthTech TAB (extensão do nanomedTAB, criado em 2015, no âmbito do projeto ENATRANS), dotou a comunidade HealthTech com as ferramentas certas para a translação das suas inovações para o mercado.

O papel da TecMinho no projeto NOBEL passou, essencialmente, pela gestão do programa de aceleração e translação de tecnologias - o HealthTech TAB. No decorrer deste projeto, o HealthTech TAB contribuiu para:

• O apoio de 55 novas candidaturas provenientes de 22 países europeus. Desde a sua criação em 2015, 139 projetos oriundos de 30 países europeus beneficiaram do apoio do programa. Os projetos da pipeline do HealthTech TAB tiveram a oportunidade de beneficiar de um apoio contínuo e personalizado, orientado para os seus principais objetivos e necessidades. O apoio foi disponibilizado pela rede internacional de especialistas do HealthTech TAB, constituída por membros da indústria e por empreendedores de sucesso na área da saúde.

•A expansão e fortalecimento da rede do TAB (Translation Advisory Board) criada em 2015. Nos últimos 3 anos, o programa chegou a novos países, entre os quais, países geograficamente distantes da localização dos parceiros do projeto NOBEL (e.g.: Leste da Europa);

•A evolução do programa para um instrumento mais maduro, capaz de atrair, essencialmente, projetos da indústria (˜75% da totalidade dos projetos apoiados pelo programa provêm de start-ups e SMEs);

•A atração de projetos de uma ampla gama de áreas de conhecimento, essencialmente, relacionadas com o desenvolvimento de dispositivos médicos (e.g.: inteligência artificial, robótica e eletrónica), comprovando, assim, o sucesso da expansão do TAB da nanomedicina para a área HealthTech;


Podemos, assim, considerar que HealthTech TAB gerou um impacto mensurável na comunidade HealthTech na Europa. A sua pipeline é constituída por 139 projetos promissores na área da saúde, entre os quais, potenciais soluções para a erradicação de problemas de saúde globais como as doenças neurológicas, o cancro ou as doenças infeciosas. O apoio disponibilizado pelo TAB contribuiu ainda para assegurar mais de 15 milhões de euros em diferentes rondas de financiamento e para criar 9 start-ups. De destacar ainda o impacto do TAB no redireccionamento de diferentes projetos para caminhos mais prolíficos, aumentando, assim, as suas possibilidades de sucesso.

O valor criado pelo TAB em 2015 é, por isso, extremamente relevante, necessário e único. De modo a assegurar o futuro do programa após o término do projeto NOBEL, estão a ser consideradas diferentes possibilidades de colaboração, que permitam a extensão do valor e impacto gerado nos últimos anos em favor dos empreendedores que desejam transformar as suas invenções médicas em negócios de sucesso, nascidos e criados na Europa.

Este site utiliza cookies

Usamos cookies para melhorar a experiência dos nossos utilizadores e medir o desempenho dos conteúdos.