Formação & Desenvolvimento

AI Pioneers lança Suplemento ao DigCompEDU sobre IA na Educação

09/01/2024
AI Pioneers lança Suplemento ao DigCompEDU sobre IA na Educação

O projeto europeu Pioneiros da IA na Educação e Formação acaba de lançar o Suplemento de IA ao Quadro Europeu de Competência Digital para Educadores (DigCompEDU), que descreve as aptidões e competências dos professores e formadores relacionados com Inteligência Artificial (IA) na Educação.

O suplemento IA na Educação agora criado procura completar e aperfeiçoar o atual quadro DigCompEdu da União Europeia, integrando competências críticas relacionadas com IA na educação, reconhecendo que a IA está a transformar rapidamente os processos de ensino e aprendizagem e que os educadores e formadores têm de estar equipados com competências para compreender, avaliar e utilizar as tecnologias de IA de forma eficaz e responsável.

O documento integra as competências de IA nas seis áreas-chave: Envolvimento Profissional, Recursos Digitais, Ensino e Aprendizagem, Avaliação, Capacitação dos estudantes e Promoção da Competência Digital dos estudantes. São exploradas aplicações de IA, oferecidas atividades para o desenvolvimento de competências, sugeridos níveis de progressão de competências, identificando possíveis desafios e fornecendo estratégias para os ultrapassar. As principais competências de IA destacadas incluem a literacia de dados, o pensamento computacional, a conceção de programas curriculares baseados em IA, a utilização ética da IA e a preparação dos estudantes para um futuro dominado pela IA.

O suplemento utiliza o modelo de progressão em seis fases do DigCompEdu, do recém-chegado até ao pioneiro, para uma integração e consistência perfeitas.

Com este suplemento IA na educação, pretende-se preparar os educadores e formadores para melhorar as experiências de aprendizagem, mitigando, simultaneamente, os riscos da IA, através de uma integração ética e ponderada.

O suplemento foi desenvolvido pelo projeto “AI Pioneers” (no âmbito do programa ERASMUS+ Projetos orientados para o futuro), que visa promover a utilização e o ensino da inteligência artificial (IA) na formação profissional e educação de adultos. A parceria integra 10 entidades provenientes de Alemanha, Chipre, Espanha, Estónia, Grécia, Itália e Portugal (TecMinho).

Links de acesso:

Junte-se à Rede de Pioneiros em IA na Educação!

Se tem experiência em IA na Formação Profissional, junte-se à rede de Pioneiros!  Contacte-nos: elearning@tecminho.uminho.pt