Laboratório de Empresas
O Laboratório de Empresas fornece apoio na fase de pré-arranque e arranque da sua entidade. Por isso, se é um empreendedor com um projeto empresarial inovador com propósito social podemos apoiar na melhoria do plano de negócios e à preparação para entrada no mercado, esta iniciativa é para si.
O programa assenta numa lógica de apoio personalizado e tem como base o diagnóstico e a avaliação dos processos operacionais e de gestão, fornecendo o suporte na identificação dos pontos críticos do plano de negócios e indicando ações de melhoria contínua para um negócio inovador com propósito social.
O que é?
O Laboratório de Empresas é uma iniciativa de aceleração de projetos empreendedores com o objetivo de prestar apoio na fase de pré-arranque e arranque da entidades.
O apoio disponibilizado contempla um ciclo de bootcamps, encontros de networking e coaching para o desenvolvimento do negócio, assegurados por uma equipa de consultores especializados. Este apoio é totalmente gratuito.
Quais são os objetivos?
- Apoiar os participantes na preparação do arranque da entidade;
- Orientar o empreendedor na condução do seu projeto empresarial, em termos de: análise de riscos (ambiente interno e externo, ameaças e oportunidades), impacto na sociedade, análise de aspetos financeiros, de mercado, operacionais, estratégicos, estruturais e jurídicos de forma a integrar os elementos necessários ao conhecimento do seu negócio;
- Dar suporte na elaboração e melhoria do plano de negócios, que oriente e avalie a evolução do empreendimento a médio e longo prazo, com o objetivo de avaliar melhor as alternativas de investimento, minimizar riscos e incertezas, para alcançar os resultados esperados da descrição dos objetivos e estratégias do negócio.
A quem se destina?
Destina-se a empreendedores com projetos empresariais e entidades constituídas há menos de um ano.
Como funciona?
O Laboratório de Empresas decorrerá ao longo de 14 semanas de abril a julho, em regime híbrido (presencial no Auditório do IB-S/Ed.18 em Gualtar e online), e assentará a sua atuação numa lógica de apoio personalizado aos empreendedores por uma equipa de mentores especializados. Terá como base o diagnóstico e a avaliação dos processos operacionais e de gestão, dando o suporte na identificação dos pontos críticos e indicando ações capazes de auxiliar no processo de melhoria contínua de um negócio inovador com propósito.
As atividades compreendem as seguintes fases:
Bootcamps:
Para o desenvolvimento de competências relacionadas com a criação de empresas e o desenvolvimento de negócios. São 9 bootcamps coletivos que decorrerão em regime híbrido, com uma duração de 2h ou 4h cada.
Entidade: vamos construir! – Compreender quais as principais tarefas necessárias à constituição legal de uma entidade (2h);
Estratégia: crescer o negócio! – Saber traduzir uma ideia num negócio sustentável e reconhecer as estratégias que viabilizam o crescimento de um negócio (4h);
Comunicar: vamos atrair clientes! – Compreender o papel da comunicação para o posicionamento de novos negócios no mercado (4h);
Marketing Digital: negócios conectados! – Compreender a importância, o potencial de negócio e o marketing nas redes sociais para concretizar uma estratégia de comunicação aplicada ao digital (4h);
Finanças: abc para empresários! – Compreender a viabilidade económico-financeira de um negócio (4h);
Vendas: captar, reter e crescer clientes! – Compreender a importância de estratégias, técnicas e comportamentos que permitam uma maior angariação e fidelização de clientes e conversão em vendas (4h);
Negociar: vamos cooperar! – Compreender como antecipar comportamentos para otimizar estratégias de comunicação e negociação (4h);
Inovação: caminho para a sustentabilidade! – Compreender os princípios e os valores da sustentabilidade para a promoção da inovação e desenvolvimento empresarial sustentável (2h).
Pitch: atrair parceiros! – Aprender a desenvolver uma comunicação coerente e persuasiva de uma ideia de negócio (2h);
Coaching: Acompanhamento individualizado com o objetivo de elaborar um plano de ação, onde serão distribuídas as 12h de coaching especializada individual por equipa.
Networking: Momentos de partilha e de networking no decorrer dos bootcamps.
Pitch de Simulação: Preparação e treino dos promotores para a apresentação das suas ideias de negócio.
Pitch Day: Sessão final, onde os promotores têm a oportunidade de apresentar publicamente as suas ideias de negócio a um painel de convidados pela organização.
Como se candidatar?
- Os interessados devem preencher o formulário de candidatura online, ao qual se deve anexar o curriculum vitae de cada elemento da equipa e o pré-plano de negócios.
- Os candidatos podem concorrer individualmente ou em grupo até ao máximo de cinco participantes por equipa.
- Cada candidato, ou grupo de candidatos, só poderá apresentar um projeto ao Laboratório de Empresas.
As candidaturas devem ser submetidas até ao dia 24 de março de 2025.
Quais são os critérios de seleção?
A seleção das candidaturas será feita tendo em conta os seguintes critérios:
- Caráter inovador da ideia de negócio (base tecnológica e/ou conhecimento intensivo);
- Impacto social do projeto;
- Nível de compromisso demonstrado pela equipa;
- Capacidade revelada pelo(s) candidato(s) para levar a ideia ao mercado;
- Verificação do seu potencial de mercado;
- Maturidade do projeto empresarial.