IdeaLab - Laboratório de Ideias de Negócio

O IdeaLab é um programa de capacitação de ideias de negócio, dirigido a alunos, diplomados, docentes e investigadores do ensino superior. O apoio disponibilizado é totalmente gratuito, é dado por uma equipa de consultores e mentores especializados e compreende várias atividades como workshops, tutoria, networking e coaching que são implementados com o objetivo de apoiar o desenvolvimento das ideias em termos de negócio e alavancar o seu potencial de mercado.

Queres testar a viabilidade de uma ideia de negócio?
Gostavas de ter acesso gratuito a apoio consultivo e personalizado?

O “IdeaLab – Laboratório de Ideias de Negócio” tem candidaturas abertas até 31 de março de 2025!
A iniciativa decorre de abril a julho de 2025.

Formulário de candidatura

O que é?

Programa de capacitação de ideias de negócio que apoia o seu desenvolvimento e o seu potencial de mercado, numa perspetiva socioeconómica. O programa apoia a elaboração do Plano de negócios de cada equipa.

Para quem?

Destina-se a todos os alunos, diplomados, docentes e investigadores do ensino superior.

Como?

Ao longo de 4 meses os empreendedores são acompanhados por uma equipa de coaches e mentores, que asseguram um conjunto de workshops relacionados com o estudo e validação de ideias de negócio e realizam atividades de networking e coaching. As várias atividades irão decorrer num formato híbrido (presencial no Sala de reuniões do IB-S/Ed.7 em Azurém e online).

As atividades do IdeaLab compreendem assim 5 fases:

  • SESSÃO DE ABERTURA: Partilha de informação sobre o programa e todas as partes envolvidas.
  • STARTUP WORKSHOPSCada workshop terá a duração de 3 horas no total.
    • Voice of the customer: Compreender as reais necessidades dos clientes e como convertê-las numa oportunidade de negócio [online];
    • Mercado: Compreender a dimensão do mercado (clientes – concorrência) e como se diferenciar [presencial];
    • Estratégia: Compreender o posicionamento do negócio no mercado e a sua sustentabilidade [online];
    • Finanças: Compreender a viabilidade económico-financeira do negócio [presencial];
    • Impacto: Compreender o impacto que o negócio tem na sociedade e na qualidade de vida das pessoas [online];
    • Pitch: Aprender a desenvolver uma comunicação coerente e persuasiva de uma ideia de negócio [presencial].
  • COACHING - Acompanhamento individualizado para a definição e a implementação das ideias de negócio - até 6h/por equipa.
  • SESSÕES DE NETWORKING - Momentos de partilha com a organização de sessões com investidores e empreendedores [presencial].
  • PITCH DAY - Sessão Final, onde os promotores têm a oportunidade de apresentar publicamente as suas ideias de negócio a um painel de convidados pela organização [presencial].

Como se candidatar?

- Preenchimento online do formulário de candidatura, ao qual se deve anexar obrigatoriamente o curriculum vitae de cada elemento da equipa;

- Cada candidato, ou grupo de candidatos até cinco elementos, só pode apresentar uma ideia.

As candidaturas devem ser submetidas até ao dia  31 de março de 2025.

Quais os critérios de seleção?

  • Qualidade da ideia e o seu carácter inovador (base tecnológica e/ou conhecimento intensivo);
  • Nível de compromisso demonstrado pelo(s) candidato(s);
  • Capacidade demonstrada pelo(s) promotor(es) para a execução da ideia;
  • Potencial de mercado;
  • Maturidade da ideia.

Documentação

Cartaz

Cronograma

Regulamento

Formulário de candidatura


Este site utiliza cookies

Usamos cookies para melhorar a experiência dos nossos utilizadores e medir o desempenho dos conteúdos.