e-Learning

TecMinho desenvolve dois projetos de Ensino a Distância em Cabo Verde

07/04/2021
TecMinho desenvolve dois projetos de Ensino a Distância em Cabo Verde

A TecMinho foi a entidade escolhida pela Agência de Desenvolvimento do Governo do Luxemburgo (LUX-DEV) para desenvolver dois projetos de ensino a distância em Cabo Verde.

No projeto “Diagnóstico prospetivo e plano de intervenção nas Escolas técnicas e nos Centros de Emprego e Formação Profissional para a instalação de uma plataforma de formação à distância“, a TecMinho, em articulação com a Universidade de Cabo Verde, está a desenvolver um trabalho de diagnóstico para a implementação de ensino a distância nos Centros de Formação e Escolas Técnicas de Cabo Verde. Neste trabalho de diagnóstico, estão ser desenvolvidos trabalhos de estudo sobre o estado da arte em termos de ensino a distância, analisando as experiências já existentes, o tipo de acessos à internet, os dispositivos e condições em cada escola ou centro de formação e quais as plataformas e formações que é necessário implementar para o desenvolvimento pleno desta modalidade de ensino.

Importante será lembrar que o Governo da República de Cabo Verde aprovou, em Conselho de Ministros de setembro de 2020, o decreto-regulamentar que estabelece o regime jurídico da metodologia de formação profissional a distância, suportada pelas tecnologias de informação e comunicação e assente num ambiente virtual de aprendizagem. O diploma estabelece “os princípios de atuação e normas orientadoras relativos ao modelo pedagógico, mas também os requisitos específicos de acreditação das entidades formadoras, os procedimentos de acompanhamento, monitorização e avaliação do processo formativo”. Sendo Cabo Verde um país insular, a descontinuidade territorial provoca isolamento, privando os cidadãos de muitos serviços e direitos básicos para o seu desenvolvimento individual e social logo, a Formação a Distância (FaD) é de extrema importância para o desenvolvimento do país, e em particular da formação profissional. Acresce que, atualmente, face à pandemia da Covid-19, a necessidade da implementação da metodologia de formação profissional a distância revela-se de extraordinária importância (fonte).

No projeto “Programa de formação contínua de urgência para o setor da Hotelaria e Turismo em modalidade e-learning”, a TecMinho, em articulação com a Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Politécnico do Porto, está a desenvolver um conjunto de 5 cursos online de formação emergencial para o setor do Turismo.

Os cursos online irão beneficiar diretamente os professores da Escola de Hotelaria e Turismo de Cabo Verde (EHTCV), e estão a ser desenhados para os beneficiários finais que são os trabalhadores ativos do setor do Turismo ou alunos da EHTCV. Durante o projeto, serão desenhados cursos e conteúdos educativos digitais de suporte, serão formados os formadores e será realizado o acompanhamento aos beneficiários finais. Na fase de desenvolvimento do projeto, irá utilizar-se a plataforma e-learning da TecMinho, sendo que posteriormente os cursos serão transferidos para a Plataforma e-learning da EHTCV.

Ambos os projetos, liderados pela Ana Silva Dias da TecMinho, estão a ser desenvolvidos por duas equipas distintas, articulados com parceiros do Ensino Superior de Portugal e Cabo Verde, estando orientados aos resultados de acordo com os programas de implementação assinados com a LUX-DEV e de crucial importância para Cabo Verde.