e-Learning

TecMinho debate Avaliação Digital em reunião do Projeto "eAssessment in VET"

03/11/2022
TecMinho debate Avaliação Digital em reunião do Projeto "eAssessment in VET"

As entidades parceiras do projeto Erasmus+ "eAssessment in VET” foram recebidas pela TecMinho, no Campus de Azurém em Guimarães, para a terceira reunião transnacional de trabalho. Este projeto europeu está a explorar as soluções de avaliação digital disponíveis para o ensino e formação profissional orientadas aos professores e formadores.

Segundo estudos avançados pelo projeto europeu TACCLE, a área de "Avaliação" no Quadro Europeu de Competência Digital para Educadores (DigCompEdu) é aquela em que os professores/formadores se sentem menos confiantes. É neste contexto que surge o projeto "e-Assessment in Vocational Education and Training" para apoiar professores e formadores na utilização da avaliação digital com formandos do ensino profissional, fornecendo orientações, ferramentas, boas práticas e acesso a uma comunidade de prática.

Na reunião, foi disponibilizada e debatida a 1.ª versão do toolkit para professores/formadores VET sobre "eAssessment". Este toolkit será melhorado e pretende fornecer exemplos de melhores práticas de avaliação digital, de forma a ajudar os professores e formadores na transição de uma avaliação baseada em tarefas para o uso de abordagens de avaliação holísticas.

No encontro, foi, também, avaliado o relatório "The DigCompEdu Framework area 4 (Assessment) in the context of VET" produzido pela equipa deste projeto e que será, em breve, lançado publicamente. O relatório de investigação caracteriza as competências digitais dos professores e formadores nos países parceiros, concentrando-se na área de avaliação digital. O relatório combina uma revisão bibliográfica, investigação documental, e os resultados de um inquérito a mais de 2000 formadores, sobre as competências digitais necessárias à avaliação, tanto na sala de aula como na formação em contexto de trabalho.

A equipa do projeto “eAssessment in VET” iniciou a criação de um MOOC sobre Avaliação Digital (curso online massivo e aberto), destinado a professores e formadores e que deve ficar disponível a partir de Abril de 2023.

O projeto é coordenado pela Pontydysgu, do Reino Unido, sendo o último projeto aprovado pela sua Agência Nacional Erasmus+. Integra entidades oriundas da Alemanha (Bau-ABC Rostrup), Bélgica (IKM), Grécia (Synergasia Enegon Politon),  Lituânia (Alytaus Profesinio Rengimo Centras), e Portugal (TecMinho). 

Mais informação sobre o projeto em https://eassessment.eu/

Este site utiliza cookies

Usamos cookies para melhorar a experiência dos nossos utilizadores e medir o desempenho dos conteúdos.