Comercialização C&T

TecMinho apresenta o serviço Healthtech TAB na Conferência Anual da ETPN

07/07/2022
TecMinho apresenta o serviço Healthtech TAB na Conferência Anual da ETPN

No passado dia 22 de junho, a TecMinho esteve presente na Conferência Anual da ETPN (Nanomedicine European Technology Platform), realizada no INL, em Braga.

No âmbito desta conferência, a TecMinho foi convidada a integrar a sessão “The Nanomedicine Translation Hub: between continuation & evolution”, onde realizou uma apresentação sobre o tópico “The Healthtech TAB: open for custom mentoring, on a new business model”.

O Healthtech TAB é um serviço de aceleração de tecnologias na área da saúde, criado em 2015 com o apoio das Ações de Coordenação e Suporte financiadas pelo H2020 - ENATRANS e NOBEL, realizadas em parceria com 8 entidades europeias (ETPN; CEA, MedTech Europe, Bioanalytik Muenster, VDI/VDE-IT, Fondazione Don Gnocchi, Tyndall National Institute - University College Cork; TecMinho).

Desde a sua criação em 2015, este serviço de aceleração de tecnologias já apoiou cerca de 150 projetos provenientes de mais de 30 países da Europa, ajudando a angariar mais de 15 milhões de euros em diferentes rondas de financiamento e a redirecionar e criar novas start-ups na área da saúde.

Todos estes resultados demonstram que o valor criado em 2015 é ainda bastante relevante e necessário, devendo, por isso, o seu impacto ser estendido através de um plano de sustentabilidade realista que assegure a continuidade do Healthtech TAB após o término do projeto NOBEL. Tendo por base este pensamento, a equipa de gestão do Healthtech TAB desenhou um novo modelo de negócio, capaz de assegurar a sustentabilidade das operações e o valor gerado pelo serviço, tal como apresentado pela TecMinho na Conferência Anual da ETPN. Este novo cenário prevê a combinação de financiamento público e privado num modelo de negócio misto, tendo por base o pressuposto de que a componente pública poderá ser suportada por programas de financiamento ou projetos colaborativos no âmbito do Horizonte Europa e que a componente privada, por sua vez, se poderá financiar através da prestação de serviços realizadas à medida das necessidades dos clientes (ex: service-for-fee). No início deste ano, o Healthtech TAB testou esta nova modalidade de serviço (“service-for-fee”), realizando a sua primeira prestação de serviço de consultoria personalizada a um centro de investigação da Noruega.

Após os excelentes resultados alcançados, é agora tempo de trabalhar na prospeção de novos clientes e no estabelecimento de novas colaborações.

Se tem uma tecnologia na área da saúde, não perca a oportunidade de beneficiar deste serviço.

Para mais informações sobre o Healthtech TAB e as suas modalidades de funcionamento, não hesite em contactar-nos.