e-Learning

Projeto Career Pathways reúne em Braga

12/04/2022
Projeto Career Pathways reúne em Braga

A TecMinho recebeu em Braga a reunião transnacional do projeto europeu "Career Pathways " recentemente aprovado pelo programa Erasmus+ e coordenado pela TecMinho. O Career Pathways visa apoiar os Adultos e a Escolas com Formação Profissional, no desenvolvimento de percursos de carreira adequados às mudanças que ocorrem no mercado de trabalho, decorrentes da Digitalização e da Economia Verde.

Para realizar esta missão, o projeto “Career Pathways – Percursos de Carreira” irá usar técnicas de Labour market Intelligence e o algoritmo da NESTA (agência de inovação do Reino Unido para o bem social), juntando os dados provenientes do CEDEFOP (Centro Europeu para o Desenvolvimento da Formação Profissional) relativos a ofertas de emprego (Skills OVATE), utilizando a classificação de competências ESCO e os cursos existentes em cada país parceiro: Portugal, Espanha e Grécia.

Com todos os dados publicamente disponíveis e acessíveis através dos portais que o projeto Career Pathways irá construir, vai ser possível desenvolver uma interface digital que facilite a compreensão dos dados existentes sobre o mercado de trabalho e sobre as necessidades de emprego, utilizando um design de fácil utilização. Para começar, vamos focar a ação e o desenvolvimento do projeto nas competências verdes.

Durante a reunião de parceria de dois dias, foi possível trabalhar sobre os resultados a alcançar com o projeto, debatendo como desenvolver um Portal online para os Adultos com informação sobre como melhorar as suas competências para aceder ao mercado de trabalho e aos “bons empregos”.

Foram analisados, pelas entidades parceiras, como funciona a oferta e procura de cursos profissionais e os seus níveis de empregabilidade em Portugal, na Grécia e no País Basco, e a rapidez com que as empresas necessitam de adultos com novas e mais específicas qualificações adequadas às suas novas necessidades. Os trabalhos desta sessão debruçaram-se nas formas de desenvolvimento dos Portais “My Career Pathways” para adultos, e o Labour Market & Skills Data Hub” para profissionais orientadores de carreiras.

O “My Career Pathways (Meus Percursos de Carreira)” vai permitir aos adultos registar o seu CV e as suas competências atuais, e perante as competências que registem, terão acesso a uma perspetiva sobre os “bons empregos” a que se podem candidatar no futuro, através dos dados extraídos da base de dados Skills OVATE (do CEDEFOP) que inclui dados sobre ofertas de emprego ao nível europeu, por região.

Vão, ainda, poder obter informação sobre o caminho a percorrer, e que formações deverão realiza, para chegar a esses empregos. À medida que vão percorrendo o caminho, vão poder registar as formações realizadas e aceder a informação sobre “bons” empregos a que essa formação lhes vai dar acesso.

No “Data Hub”, os profissionais e orientadores de carreiras vão poder encontrar informação relevante, que lhes permita mais facilmente encontrar e aconselhar os adultos quanto às formações e os percursos mais adequados para aceder aos bons empregos, tendo por base os dados provenientes de Portugal, Espanha e Grécia. O acesso ao emprego e à formação nas várias regiões europeias envolvidas é também um aspeto relevante aqui.

Durante os ricos debates tidos nesta reunião de parceria de projeto, foi possível, a todos os parceiros, compreender a importância destes instrumentos para as escolas com formação profissional, que, com a análise de dados do DATA HUB, poderão vir a oferecer cursos ou módulos (unidades modulares) mais adequados às necessidades atuais do mercado, uma vez que têm acesso aos pedidos de emprego que são gerados pela OVATE.

A reunião incluiu, ainda a participação de Ana Cunha,  da Agência Nacional Erasmus+ Educação e Formação, apresentando as questões de gestão e administração do projeto preconizadas pelo programa europeu.

A equipa da TecMinho, formada por Manuela Neves (diretora do Departamento de Formação & Desenvolvimento), Paulo Silva (perito em percursos de carreira, e antigo diretor do Centro de Novas Oportunidades), Fátima Correia (técnica de formação profissional e perita no desenvolvimento de projetos europeus), Domingos Freitas (programador de sistemas de informação) e Ana Dias (diretora do Centro e-learning da TecMinho) antecipa que o desenvolvimento deste projeto inovador será um desafio no panorama do desenvolvimento de percursos de carreira e de formações mais flexíveis e adequadas às necessidades do mercado de trabalho atual.

O projeto Erasmus+ “Career Pathways” é coordenado pela TecMinho, tendo como parceiros a Pontydysgu Ltd (Espanha), ACP (Grécia), FORAVE (Portugal), Universidad del Pais Vasco (Espanha), e IDEC (Grécia).

Mais informação aqui.

Contactos: