Está pronto para mostrar o potencial da sua tecnologia?

Temos até 10.000€ para financiar!

[ Candidaturas de 21 de setembro a 31 de outubro de 2022 ]

O que é?

O iProof é uma iniciativa que visa incentivar e auxiliar o desenvolvimento de tecnologias e conhecimento criado na Universidade do Minho.

Tem como principais objetivos:

  • Estimular a criação de valor e inovação junto da comunidade académica;
  • Facilitar a maturação de projetos inovadores, identificando e premiando aqueles que se destaquem pelo seu potencial e fase de desenvolvimento;
  • Apoiar a concretização de ideias com forte potencial de negócio, através da facilitação do acesso a financiamento adequado.


A quem se destina?

Investigadores responsáveis por projetos de investigação vinculados à Universidade do Minho. É permitida a candidatura em equipa até um máximo de cinco (5) elementos, desde que dela faça parte o investigador responsável pela tecnologia, que deverá ser o promotor principal ou líder da candidatura.


Como serão avaliadas as candidaturas?

As candidaturas serão avaliadas por um júri especificamente constituído para o iProof, tendo em conta os seguintes critérios:

  • Grau de novidade (incluindo a possibilidade de geração de propriedade intelectual e respetiva proteção);
  • Impacto esperado e oportunidade de resolução de necessidades de mercado;
  • Adequação do plano de trabalhos, orçamento e qualificações da equipa.


Quais os prémios a concurso?

Os projetos vencedores receberão um valor máximo de dez mil euros (10.000€ ) acrescido de IVA para o financiamento das suas provas de conceito.

Esta informação não dispensa a consulta do Regulamento do Concurso.


Quais as fases do concurso?

  1. Candidaturas: 21 de setembro a 31 de outubro de 2022.
    A submissão da candidatura deverá realizar-se através do preenchimento do formulário digital, que se encontra abaixo.
  2. Análise das Candidaturas: 1 a 18 de novembro de 2022.
    A avaliação será realizada por um conjunto de peritos que selecionará as tecnologias mais promissoras.
  3. Publicação dos Resultados: 21 a 25 de novembro de 2022.
    Os resultados serão divulgados no website da TecMinho e comunicados aos vencedores, que terão 6 meses para concluir o seu plano de trabalhos.

Formulário de candidatura

Promotor líder

Identificação da tecnologia

Proposta de prova de conceito

A proposta não deverá ter mais de sete (7) páginas A4 (excluindo anexos), utilizando letra de tamanho 12, espaçamento duplo, e margens de 2 cms. A candidatura pode ser escrita em Português ou Inglês (pdf com tamanho máximo de 5 MB).

Deverá ser seguida a seguinte estrutura:

  1. Sumário da tecnologia e resultados atingidos até ao momento Descrever sucintamente a sua tecnologia e o seu enquadramento na investigação realizada previamente, incluindo estado atual de maturação/desenvolvimento da tecnologia.
  2. Problema a resolver Qual a necessidade de mercado que a sua tecnologia pretende responder? Qual é a oportunidade de mercado que foi identificada com a solução da necessidade?
  3. Aspetos inovadores e vantagens competitivas Em que aspeto(s) a sua tecnologia se distingue das soluções existentes? Quais os principais benefícios que poderá trazer a utilizadores finais?
  4. Propriedade industrial Indicar se a tecnologia já se encontra patenteada (se sim, indicar data, título, requerentes e percentagens de titularidade) ou se há expectativas de patenteabilidade futura.
  5. Plano de trabalhos e orçamento Indicar resultados e entregáveis esperados, riscos e medidas de mitigação, especificar tarefas a realizar, diagrama de Gantt ou equivalente, participação de parceiros externos à UMinho, custos esperados por tipologia e/ou atividade (RH, materiais, serviços externos, etc.).
  6. Plano de exploração Indicar de que modo os resultados esperados serão aplicados, o potencial de mercado, a forma de exploração, as necessidades posteriores a este projeto (de financiamento, apoio, recursos em geral).
  7. Equipa Apresentar a equipa responsável pela tecnologia e respetivas qualificações que evidenciem o compromisso da equipa em apoiar a futura exploração da invenção.

Termo de Responsabilidade

O(s) elemento(s) da equipa declara(m) que as informações contidas no presente formulário de candidatura são verdadeiras, não tendo sido omitidos dados suscetíveis de inviabilizar a sua correta análise e avaliação.

Mais declara(m) aceitar o regulamento (aqui) do "iProof" e que a tecnologia submetida é de sua autoria e propriedade exclusiva.

Data de candidatura: 27/09/2022

Os dados pessoais constantes nesta ficha de inscrição serão tratados de forma confidencial, sendo registados na base de dados da TecMinho para posterior utilização na gestão da relação com o utilizador, informação, formação e/ou envio de informação técnica, operacional e comercial acerca de produtos e serviços disponibilizados pela TecMinho.

Os titulares dos dados podem aceder à informação que lhes respeite e solicitar por escrito a sua atualização, correção ou eliminação.


Este site utiliza cookies

Usamos cookies para melhorar a experiência dos nossos utilizadores e medir o desempenho dos conteúdos.