Candidatura a 1 (UMA) BOLSA DE INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA (BI)
Resumo
1 (uma) bolsa de investigação científica (BI) no âmbito do projeto “STREAM – Smart Temporal and Relational Environmental Analysis and Management (COMPETE2030-FEDER-01485000)”, cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional – FEDER, através do Programa temático Inovação e Transição Digital - COMPETE 2030, de duração de 3 (três) meses, com início previsto em março de 2026, em regime de exclusividade, conforme regulamento de formação avançada de Recursos Humanos da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT). O contrato de bolsa poderá ser eventualmente renovado até ao limite máximo permitido pela regulamentação aplicável ou da duração do projeto.
Requisitos de admissão: Os(As) candidatos(as) à Bolsa de Investigação Científica (BI) deverão preferencialmente satisfazer os seguintes requisitos:
- Licenciatura em Engenharia Civil, opção de Hidráulica;
- Grau concluído há menos de 3 anos;
- Conhecimento em modelação de redes urbanas de abastecimento de água;
- Conhecimento de programação em Python e R;
- Conhecimento em análise de Bases de Dados Relacionais;
- Participação em conferências e seminários na área do concurso;
- Envolvimento em ações de divulgação científica e promoção da ciência junto da sociedade (seminários, palestras, eventos de ciência para todos).
(1) Os documentos comprovativos da titularidade de graus académicos e diplomas, ou do respetivo reconhecimento quando tenham sido atribuídos por instituições de ensino superior estrangeiras, podem ser dispensados em fase de candidatura, sendo substituídos por declaração de honra do candidato, ocorrendo a verificação dessa condição apenas em fase de contratualização da bolsa. Esta declaração deverá atestar factos ocorridos em data anterior à candidatura. Nas situações de divergência entre a informação constante da declaração e a documentação entregue para efeitos de contratualização de bolsa, apenas será considerada a informação constante nesta última. Caso se verifique que os documentos comprovativos da titularidade do grau académico e diploma, ou do respetivo reconhecimento nos termos do Decreto-Lei n.º 66/2018, de 16 de agosto, não correspondam às classificações atribuídas na avaliação do percurso académico e possam, consequentemente, alterar a seriação do candidato, não será efetivada a contratualização da bolsa.
(2) À data da respetiva contratação, deverão os candidatos comprovar que estão inscritos (aceites) em curso conferente ou não conferente de grau académico, integrado no projeto educativo de uma instituição do ensino superior, na área ou área afim à solicitada em edital (por ex.: pós-graduações, estudos avançados, formação especializada).
Experiência em investigação
- Experiência em modelação de redes urbanas de abastecimento de água;
- Experiência de programação em Python e R;
- Experiência em análise de Bases de Dados Relacionais;
- Participação em conferências e seminários na área do concurso;
- Envolvimento em ações de divulgação científica e promoção da ciência junto da sociedade (seminários, palestras, eventos de ciência para todos).