1 (UMA) BOLSA DE INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA (BI)
Resumo
1 (uma) bolsa de investigação científica (BI) no âmbito do projeto “Getty's Seismic Retrofitting”, financiado pelo Getty Conservation Institute, EUA, de duração de 12 meses, com início previsto em janeiro de 2026, em regime de exclusividade, conforme regulamento de formação avançada de Recursos Humanos da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT). O contrato de bolsa poderá ser renovado até ao limite máximo permitido pela regulamentação aplicável.
Requisitos de admissão: Os(As) candidatos(as) à(s) Bolsa(s) de Investigação Científica (BI) deverão preferencialmente satisfazer os seguintes requisitos:
- Mestrado em Engenharia Civil ou em áreas consideradas afins;
- Conhecimentos na área do comportamento sísmico de estruturas de alvenaria e aprendizagem automática;
- Bom domínio da língua inglesa.
À data da respetiva contratação, deverão os candidatos comprovar a inscrição em um dos seguintes cursos:
- Doutoramento na área de Engenharia Civil ou afim;
- Curso não conferente de grau académico, integrado no projeto educativo de uma instituição do ensino superior, na área ou área afim à solicitada em edital (por ex.: pós-graduações, estudos avançados, formação especializada).
Experiência em investigação
Conhecimentos na área do comportamento sísmico de estruturas de alvenaria e aprendizagem automática.
Descrição
ANÚNCIO PARA A ATRIBUIÇÃO DE BOLSA DE INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA
Encontra-se aberto concurso para a atribuição de 1 (uma) bolsa de investigação científica (BI) no âmbito do projeto “Getty's Seismic Retrofitting”, financiado pelo Getty Conservation Institute, EUA, nas seguintes condições:
1. Área Científica: Engenharia Civil ou área afim.
2. Requisitos de admissão: Os(As) candidatos(as) à(s) Bolsa(s) de Investigação Científica (BI) deverão preferencialmente satisfazer os seguintes requisitos:
- Mestrado em Engenharia Civil ou em áreas consideradas afins;
- Conhecimentos na área do comportamento sísmico de estruturas de alvenaria e aprendizagem automática;
- Bom domínio da língua inglesa.
À data da respetiva contratação, deverão os candidatos comprovar a inscrição em um dos seguintes cursos:
- Doutoramento na área de Engenharia Civil ou afim;
- Curso não conferente de grau académico, integrado no projeto educativo de uma instituição do ensino superior, na área ou área afim à solicitada em edital (por ex.: pós-graduações, estudos avançados, formação especializada).
3. Plano de trabalhos: Esta investigação tem como principal desenvolver uma metodologia para avaliar a resposta sísmica para fora do plano de edifícios históricos de alvenaria, baseada em ensaios de plataforma sísmica e aprendizagem máquina, com implementação no Peru e em Portugal. O programa de trabalhos inclui três tarefas:
Tarefa 1: Definição dos modelos experimentais e do plano de ensaios para a Tarefa 2, incluindo modelação numérica preliminar dos modelos experimentais em programa baseado no Método dos Elementos Finitos.
Tarefa 2: Execução de ensaios em plataforma sísmica com aplicação de ação sísmica crescente e com repetição de ensaios para a mesma amplitude sísmica, e processamento de resultados.
Tarefa 3: Desenvolvimento de uma ferramenta de aprendizagem automática para avaliação da resposta para fora do plano de edifícios de alvenaria, com base nos resultados experimentais obtidos na Tarefa 2 e complementada por resultados numéricos obtidos através de modelos numéricos calibrados, com recurso aos resultados dos ensaios em plataforma sísmica.
4. Legislação e regulamentação aplicável: Lei n.º 40/2004, de 18 de Agosto (Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica), alterada e republicada pelo Decreto-Lei n.º 202/2012 de 27 de agosto, com as atualizações introduzidas pelo Decreto-Lei n.º 233/2012 de 29 de outubro, Lei n.º 12/2013 de 29 de janeiro, Decreto-lei n.º 89/2013 de 9 de julho e Decreto-Lei n.º 123/2019, de 28 de agosto; Regulamento de Bolsas de Investigação da FCT, I. P., aprovado pelo Regulamento n.º 234/2012 de 25 de junho de 2012, alterado e republicado pelo Regulamento n.º 326/2013 de 27 de julho de 2013 e alterado pelo Regulamento n.º 339/2015 de 17 de junho de 2015, pelo Regulamento n.º 137-A/2018 de 27 de fevereiro de 2018 e Regulamento n.º 950/2019, de 16 de dezembro.
5. Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido no ISISE - Institute for Sustainability and Innovation in Structural Engineering - do Departamento de Engenharia Civil, Escola de Engenharia da Universidade do Minho, sob a orientação científica do Doutor Nuno Mendes.
6. Duração da bolsa: A bolsa terá a duração de 12 meses, com início previsto em janeiro de 2026, em regime de exclusividade, conforme regulamento de formação avançada de Recursos Humanos da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT). O contrato de bolsa poderá ser renovado até ao limite máximo permitido pela regulamentação aplicável.
7. Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante da bolsa corresponde a 1.309,64€ conforme tabela de valores das bolsas atribuídas diretamente pela FCT, I.P. no País (https://www.fct.pt/wp-content/uploads/2025/02/Tabela_valores_SMM_2025.pdf).
8. Métodos de seleção: O método de seleção a utilizar será a avaliação curricular, com a respetiva valoração de 100%.
9. Composição do Júri de Seleção:
Presidente: Paulo B. Lourenço, Professor Catedrático
Vogais: Graça Vasconcelos, Professora Associado
Nuno Mendes, Investigador Auxiliar
Paula Dias, Técnica Superior
Vogais Suplentes: Daniel Oliveira, Professor Associado
José António Matos, Professor Auxiliar
10. Forma de publicitação/notificação dos resultados: Os resultados finais da avaliação serão publicitados através de ata de seriação, anexa à notificação enviada aos candidatos via e-mail.
11. Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas: O concurso encontra-se aberto no período de 27/10/2025 a 07/11/2025.
As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através do envio dos seguintes documentos: Curriculum Vitae do candidato; Certificados de habilitação dos graus académicos detidos, especificando obrigatoriamente a classificação final e, se possível, as classificações obtidas em todas as disciplinas realizadas; Tese de Mestrado (ou teses, se mais do que uma); Certificado de língua inglesa, se aplicável.
O investigador responsável pelo projeto reserva-se ao direito de não atribuir a Bolsa de Investigação Científica em concurso em função do resultado de avaliação das candidaturas e da sua adequação aos objetivos do projeto.
As candidaturas deverão ser submetidas no site da TecMinho, (TecMinho->Oportunidades) através do seguinte endereço https://www.tecminho.uminho.pt/tecminho/oportunidades identificado no mesmo com a referência: ref. 010/TT/2025.
Contactos
kto@tecminho.uminho.pt