ASCA

ASCA – ACCELERATING SMART CAPACITIES IN AGROINDUSTRY

O projeto ASCA visa fortalecer as competências e a base de conhecimentos das PMEs agroindustriais na área SUDOE - Espanha, França e Portugal, acelerando a sua transição inteligente e sustentável através de uma estratégia transnacional, programas de formação comuns e um projeto-piloto aplicado que liga diretamente os estudantes de ensino superior em áreas STEM aos desafios reais das PMEs. Ao alinhar-se explicitamente com as prioridades regionais da RIS3 e com o objetivo RSO 1.4 do Programa SUDOE: competências para a especialização inteligente, transição industrial e empreendedorismo, o ASCA pretende combater as barreiras sistémicas enfrentadas pelas PMEs rurais, incluindo os elevados custos de energia e água, a baixa adesão a soluções digitais e de economia circular e, a fuga de talentos.

Para atingir este objetivo, o ASCA visa:

  • Conceber e adotar uma Estratégia Transnacional e um Plano de Ação (Plano de Formação e Capacitação), desenvolvidos e validados em conjunto com as autoridades regionais e partes interessadas.
  • Implementar dois programas de formação comuns com conteúdos partilhados entre os três países: um para qualificar 170 PMEs agroindustriais (com 130 a receber acompanhamento individual) e outro para formar 280 estudantes de STEM para atuarem como “facilitadores” da transição inteligente.
  • Implementar uma Ação Piloto que combine 100 estudantes com 100 PMEs para transformar “desafios” prioritários em projetos de inovação concretos, sob a supervisão de tutores parceiros.
  • Criar o Campus Aberto do ASCA, um repositório virtual que fornece acesso aberto a materiais de formação, relatórios e resultados piloto, garantindo interoperabilidade, transparência e reutilização futura.
  • Organizar dois Fóruns Internacionais do ASCA para disseminar resultados, atualizar a estratégia e a metodologia e consolidar caminhos de sustentabilidade e replicação.

Ao combinar um caminho de capacitação estruturado e informado por dados com um piloto focado na implementação, o ASCA operacionaliza um modelo de colaboração público-privada escalável que incorpora talentos em territórios rurais, reduz lacunas de capacidade entre PMEs e fortalece a coerência e a adoção de estratégias RIS3 em toda a área SUDOE.

Parceria

A Cámara Oficial de Comercio, Industria, Servicios y Navegación de España (ES) coordena um consórcio de 10 beneficiários que abrange autoridades públicas, organizações de apoio às empresas e instituições de ensino superior/formação, garantindo a cobertura total do ecossistema de inovação agroindustrial em todo o espaço SUDOE.

Os parceiros são: Junta de Extremadura (ES), Fundación UCEIF (ES), Universidad de Valladolid (ES), Institut Polytechnique de Bordeaux (FR), Purple Campus (FR), Agri Sud Ouest Innovation (FR), Universidade NOVA de Lisboa – NOVA IMS (PT), ADRAL – Agência de Desenvolvimento Regional do Alentejo (PT) e, TecMinho (PT).

Os parceiros associados incluem, entre outros, a Universidad da Extremadura (ES), CICYTEX (ES), CTAEX (ES), IVACE (ES), IFRIA Occitanie (FR) e, CCDR Alentejo (PT), reforçando o alinhamento institucional e a capacidade de replicação

Projeto nº: S2/1.4/E0234

Designação do projeto: ASCA – ACCELERATING SMART CAPACITIES IN AGROINDUSTRY
Objetivo específico: Desenvolver competências para a especialização inteligente, a transição industrial e o empreendedorismo
Prioridade do programa: Promover a coesão social e o equilíbrio territorial e demográfico no espaço SUDOE através da inovação e da transformação dos setores produtivos.
Âmbito da intervenção: Criação de competências para a especialização inteligente, a transição industrial, o espírito empresarial e a adaptabilidade das empresas à mudança.
Região de Intervenção: Norte, Lisboa e Vale do Tejo e Alentejo
Data de início: 01/06/2025
Data de conclusão: 31/05/2028
Custo total elegível: 1.581.706,12€
Apoio FEDER: 1.100.585€

Cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional FEDER através do programa Interreg Sudoe


Este site utiliza cookies

Usamos cookies para melhorar a experiência dos nossos utilizadores e medir o desempenho dos conteúdos.