EVA+

O desafio abordado é alcançar um espaço SUDOE socialmente coeso e territorialmente equilibrado, através do desenvolvimento de uma economia verde e social em comunidades rurais envelhecidas e despovoadas. É implementada uma abordagem integrada para promover o desenvolvimento económico baseado na inovação adaptada aos recursos do território e em atividades respeitadoras do ambiente.

O projeto EVA+ procura aproveitar a gestão multifuncional de áreas agroflorestais e desenvolver uma abordagem colaborativa e inovadora para o empreendedorismo verde, abrangendo comunidades rurais vulneráveis ou em transição demográfica e económica.

Implementado num território rico em recursos naturais, o projeto centra-se nas atividades produtivas do setor agroflorestal para aumentar as oportunidades económicas, melhorar o mercado de trabalho, a qualidade do emprego e a inclusão social. Para alcançar esses objetivos, ele se apoiará na transferência de conhecimentos e desenvolverá capacidades empresariais, além de definir estratégias orientadas para a sustentabilidade e inovação nas economias rurais.

As principais ações incluem diagnóstico, criação de microformações, programa de consultoria e plano estratégico transnacional. A metodologia inclui a implementação de 3 Living Labs com atores da cadeia de valor. Os casos-piloto proporcionarão uma visão da interação entre pessoas, comunidades rurais e empreendedorismo verde, servindo como laboratórios vivos.

O EVA+ oferece uma abordagem social inovadora com o desenvolvimento de pilotos, a geração de estudos de apoio e a transmissão de conhecimentos sobre Economia Social no âmbito do Emprego Verde. Os resultados centrar-se-ão em fomentar o empreendedorismo e desenvolver modelos de negócio que aproveitem os recursos agroflorestais, promovendo o associacionismo e o cooperativismo para a organização dos produtores.

Os beneficiários serão atores e comunidades rurais interessados na criação de (auto)emprego ligado ao desenvolvimento endógeno, com base em práticas produtivas adequadas ao ambiente, em sintonia com a transição para a economia social e verde.

Parcerias

  • Fundación Centro de Estudios Eurorrexionais Galicia-Norte de Portugal
  • Federación de Escuelas Familiares Agrarias de Galicia
  • Associação Universidade-Empresa para o Desenvolvimento - TecMinho
  • Universidad de Huelva Facultad de Humanidades Dpto. Historia, Geografía y Antropología
  • Institut Jean ERRECART
  • Município de Lousada
  • Université Clermont Auvergne Laboratoire Clermont Recherche Management
  • Universidad de Castilla - La Mancha Facultad de Humanidades de Albacete Centro de Estudios Territoriales Iberoamericanos
  • AT COOP - ALTO TÂMEGA COOPERATIVO, CRL
  • Xunta de Galicia Consellería de Emprego, Comercio e Emigración Dirección Xeral de Formación e Cualificación para o Emprego
  • CENTRO DE INICIATIVAS PARA LA FORMACIÓN AGRARIA, S.A.
  • Ayuntamiento de La Solana Alcaldía
  • Asociación Cluster da Madeira de Galicia
  • Universidade de Évora Escola de Artes
  • Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Departamento de Economia, Sociologia e Gestão


Código do Projeto: S2/4.1/E0233

Título do Projeto: EMPRENDIMIENTO VERDE ACTIVO: MÁS OPORTUNIDADES ECONÓMICAS, EMPLEO E INCLUSIÓN SOCIAL EN COMUNIDADES RURALES (EVA+)
Acrónimo do Projeto: EVA+
Prioridade (P3): Promover a coesão social e o equilíbrio territorial e demográfico na SUDOE através da inovação social, da valorização do património e dos serviços.
Objetivo específico (4.1): Melhorar a eficácia e a inclusão dos mercados de trabalho e o acesso a empregos de qualidade através do desenvolvimento de infraestruturas sociais e da promoção da economia social.
Data de início: 01/06/2025
Data de conclusão: 31/05/2028
Custo total elegível: 1.089.000€
Apoio FEDER: 816.750€

Projeto cofinanciado pelo Programa Interreg Sudoe através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER)

Este site utiliza cookies

Usamos cookies para melhorar a experiência dos nossos utilizadores e medir o desempenho dos conteúdos.