TAD - The Ability Advisor
O TAD é um projeto financiado pelo programa Erasmus + da União Europeia no âmbito da Ação-chave 2: Cooperação para a inovação e o intercâmbio de boas práticas (KA202 Parcerias Estratégicas para o Ensino e Formação Profissional), abordando o turismo acessível.
O projeto visa contribuir para que a Europa se torne um destino verdadeiramente acessível para todos os visitantes, formando profissionais do setor do turismo através de uma abordagem de aprendizagem baseada no trabalho.
O TAD preparará, testará e apresentará o perfil profissional de um "Ability Advisor/Consultor de Turismo Acessível" cuja missão e conhecimentos ajudarão as PME no setor do turismo a desenvolver os seus negócios e a melhorar os seus serviços para o mercado do turismo acessível.
Para melhorar o acesso à formação e qualificações para todos, o projeto irá lançar um recurso educacional aberto, e será amplamente divulgado entre as entidades de Educação e Formação Vocacional (EFP) e outras partes interessadas, tanto a nível local, nacional e europeu.
Objetivos:
Serão focadas as competências de acessibilidade, como a etiqueta adequada ou a compreensão de métodos e tecnologia assistida, bem como o entendimento estratégico de acessibilidade e design para todos, trabalhando em avaliações de acessibilidade, consultas e auditorias, onde consultores externos ajudam a analisar e informar gestores como a acessibilidade pode ser integrada nos seus negócios. As avaliações e análises de acessibilidade são consideradas poderosas ferramentas de formação que conduzirão as empresas a se tornarem-se mais conscientes dos pontos fortes e fracos nas suas ofertas de turismo.
O projeto TAD visa desenvolver dois resultados principais:
- IO1 - a implementação de uma base de dados de serviços de turismo das PME a nível local e regional; estudos de caso sobre 30 PME que operam no setor para avaliar como a acessibilidade pode ser integrada nos seus negócios existentes e como o ability advisor pode operar nesta categoria de empresas; um relatório detalhado sobre a oferta de EFP a nível local e regional (Publicação "TAD - A Tour Around" disponível aqui - PDF).
- IO2 - desenvolvimento de um curso de formação online que ofereça competências a alunos ou graduados de EFP de 20 a 35 anos para iniciarem uma atividade independente como consultores externos ou prestador de serviços internos, ou consultor capaz de realizar avaliações, inspeções, consultas e auditorias de acessibilidade, de modo a informar os gestores e proprietários de PME do setor de como a acessibilidade pode ser integrada em seus negócios.
Para assegurar a alta qualidade e relevância dos conteúdos do curso, a formação envolverá ativamente as pessoas que representam associações de pessoas com deficiência e formadores com especialização neste campo e incluirá uma fase de "work based learning" (WBL) envolvendo as PME.
Resultados Esperados:
- base de dados de serviços de turismo das PME a nível local e regional;
- estudos de caso sobre 30 PME que operam no setor de turismo a nível local e regional;
- relatório sobre ofertas de EFP ao nível local e regional no campo do turismo acessível
- curso na área de acessibilidade no turismo para um novo perfil: o Consultor de Turismo Acessível/Ability Advisor;
- mapa de acessibilidade detalhado das PME acima mencionadas como resultado da fase WBL do curso;
- guia para formadores do curso;
- plataforma na qual o curso estará disponível, após sua fase de teste;
- memorando de entendimento entre entidades EFP e empresas: uma rede de atores públicos e privados para apoiar a continuação do projeto;
- guia curto para a gestão de eventos multiplicadores.
Através desta abordagem, o projeto vai gerar novas oportunidades de emprego para pessoas devidamente formadas; abordar o tema através de uma abordagem intersetorial que responda às necessidades dos prestadores de EFP e das PME, prestando especial atenção às pessoas com deficiência; desenvolver uma parceria intersetorial para analisar o tema de uma perspetiva europeia, reforçando as redes existentes dos parceiros.
As necessidades que o projeto pretende cumprir estão estritamente relacionadas ao grupo-alvo identificado e às principais necessidades das partes interessadas: entidades de educação e formação profissional, PME no setor do turismo, entidades públicas nas áreas de educação, mercado de trabalho, política social.
Site do projeto: http://abilityadvisor.eu
Newsletters TAD:
Parceiros do Projeto:
Public institution Panevezys Labour Market Training Centre (Lituânia) coordenação | |
European Network for Accessible Tourism (Bélgica) | |
Bluebook s.r.l. (Itália) | |
ENGIM, Piemonte Vocational Training Organisation (Itália) | |
TecMinho (Portugal) |
Contactos:
Ana Dias
TecMinho - Centro e-Learning
Tel: 253 510 590
Projeto financiado com o apoio da Comissão Europeia. A informação contida nesta comunicação vincula exclusivamente o autor, não sendo a Comissão responsável pela utilização que dela possa ser feita.