ATENA

O projeto "Atena - Access To EducatioN for All" pretende trocar boas práticas no setor de Educação e Formação Profissional, respondendo ao apelo a uma mudança na educação e concentrando a sua missão na melhoria do ecossistema da educação e formação profissionais como instrumento de mudança social e cultural.


Metas:

O projeto responde a duas prioridades estreitamente interligadas:

  • o desenvolvimento profissional de professores, formadores e tutores de formação profissional (meta primária);
  • inclusão social, numa perspetiva que considera o profissionalismo e o crescimento da consciência por parte dos docentes/formadores uma condição essencial para um sistema de formação inclusiva para todos.

O projeto ATENA pretende identificar e implementar (a partir do contexto de referência que caracteriza cada organização parceira) estratégias concretas e modalidades para a aplicação dos princípios da informação e formação acessível.

Tem como objetivo a elaboração, avaliação e implementação de uma Declaração de Intenções sobre Acessibilidade, documento de referência para a promoção e aplicação de políticas de acessibilidade no contexto educacional e, sobretudo, na produção de informação e materiais educacionais. Esta declaração será concebida num processo de cocriação de conteúdo que envolverá tanto o principal grupo-alvo, como os beneficiários finais.

Através do processo de autoavaliação, foram analisados os seguintes elementos-chave de informação e perfil educacional - em relação aos materiais digitais disponíveis online - das organizações parceiras:

  • padrões de acessibilidade para o site de cada organização (os sites foram avaliados usando a ferramenta de avaliação WAVE Web Accessibility);
  • padrões de acessibilidade de uma amostra de documentos divulgados no site de cada parceiro.

Os dados recolhidos forneceram um perfil atualizado sobre o nível de acessibilidade dos materiais de ensino online de cada organização e, embora não sejam exaustivos, mostram que a maioria das ferramentas apresentadas não é acessível ou apenas parcialmente acessível. Além disso, a autoavaliação mostrou que nenhuma das organizações parceiras apresenta uma Declaração de Acessibilidade oficial ou uma Declaração de compromissos específica.

Fases da Metodologia:

  • Elaboração e implementação de um questionário interno
  • análise dos dados recolhidos e implementação de um relatório final (disponível aqui).
  • planeamento e implementação de uma série de reuniões de co-planeamento
  • elaboração do documento final e criação de um documento específico para acompanhamento de médio prazo
  • promoção do documento dentro de cada organização
  • apresentação do documento aos tomadores de decisão políticos a nível local e regional.


Após o encerramento do projeto (após cerca de seis meses), os parceiros avaliarão os resultados alcançados: os dados recolhidos serão analisados coletivamente para verificar os seus pontos fortes e fracos, na perspetiva de fortalecer e expandir as atividades.

Entidades parceiras:

  • BlueBook - Itália (coordenação)
  • Panevezio darbo rinkos mokymo centras – Lituânia
  • TecMinho - Portugal
  • Strokovni izobrazevalni center Ljubljana – Eslovénia
  • Istituto di istruzione superiore Boselli – Itália


Contactos:

Ana Dias
TecMinho - Centro e-Learning
Tel: 253 510 590

Logo do co-financiamento do Erasmus+

Projeto financiado com o apoio da Comissão Europeia. A informação contida nesta comunicação vincula exclusivamente o autor, não sendo a Comissão responsável pela utilização que dela possa ser feita.

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