Tex Matrix
O projeto Erasmus+ “TexMatrix” é um projeto de parceria estratégica para a educação e formação vocacional que decorrerá entre setembro 2016 e agosto 2018 (2016-1-RO01-KA202-024498) com um orçamento total de 131.760 €.
Objetivo principal do TexMatrix: Definir e implementar a Knowledge Matrix for Innovation (KMI) em empresas têxteis.
A matriz de conhecimento para a inovação é um conceito inovador para a quantificação de ativos intangíveis de uma empresa. A sua utilidade é determinada através da classificação de duas dimensões de ativos intangíveis.
A dimensão vertical é determinada pela natureza dos ativos intangíveis (critérios), enquanto que a dimensão horizontal é determinada pela utilização dada a esses ativos (competências da organização). Exemplos de ativos intangíveis de uma empresa são: estratégia/cultura de inovação, recursos informativos, metodologia de formação, portfólio de relações, direitos de PI, etc.
Para as empresas têxteis é de extrema importância a identificação e melhoria dos seus ativos de modo a que contribuam para a sua competitividade e capacidade de implementação de inovação.
Fundamento do projeto:
Muitas empresas têxteis possuem dificuldades em encontrar as melhores soluções para competir no mercado global. Enfrentam o desafio do desenvolvimento de competências e inovação sem terem recursos convergentes ou uma visão estratégica para que possam adaptar-se às mudanças rápidas de tendências e tecnologia na área têxtil.
“Existe um interesse renovado em promover a produção, por isso a UE estabeleceu um objetivo - atualmente a produção corresponde a 16% do PIB da UE e a UE quer elevá-la para 20% até 2020. A UE quer reforçar especificamente a indústria da transformação, para que tenha maior peso na economia europeia. Isto não se consegue de forma fácil nem direta, por isso a UE apoia a I&D em larga escala, o que é realmente uma das alavancas-chave que possui.” (Entrevista com Lutz Walter, Secretário Geral do Textile ETP Dez. 2015).
As novas tecnologias e os resultados de investigação fornecidos pelos investigadores têm de ser adaptados e implementados em empresas têxteis, as quais necessitam de pessoal qualificado - a força laboral jovem tem de aprender a lidar com os requisitos de desempenho das empresas.
Uma solução a estas necessidades é a disseminação de uma cultura organizacional criativa e inovadora nas empresas têxteis através da transferência e implementação de metodologias, ferramentas e conceitos para melhorar a inovação e a formação.
Investigadores da área têxtil têm a capacidade para incentivar as empresas do setor têxtil a aprender a aplicar o pensamento criativo nas suas organizações, bem como desenvolver a sua capacidade para a inovação e mudança.
Objetivos principais do projeto:
OBJETIVOS | NECESSIDADES | INDICADORES-CHAVE |
1. Desenvolvimento de formação baseada em atividades práticas visando a melhoria de competências-chave tanto para os empregadores como para os trabalhadores do setor têxtil | Métodos clássicos de formação -> melhorado pelo Guia e baseado: - nas tecnologias têxteis de última geração - nos resultados de investigação obtidos pelos investigadores do consórcio | 95 jovens adultos formados em cursos de blended-learning; 100 profissionais do setor têxtil aconselhados nos eventos de disseminação - Workshops |
2. Melhorar a capacidade de inovação das empresas têxteis | As empresas têxteis necessitam um maior nível de transferência tecnológica dos resultados de investigação para produzir produtos de alto valor-acrescentado | 15 – 25 novas soluções inovadoras para as empresas têxteis nos Workshops = 3-5 soluções / parceiro |
3. Promover a utilização de TIC em processos de inovação nas empresas têxteis | Empresas têxteis: necessidade de informação rápida, seleção e implementação de informação útil, de modo a melhorar a sua competitividade | 150 contas de utilizadores de stakeholders na ferramenta e-Learning. |
4. Melhorar a cooperação estratégica entre os investigadores e empresas têxteis a nível transnacional | O mundo dos têxteis na UE pressupõe a harmonização e adaptação das ferramentas para a inovação. | 1 Matriz de Conhecimento para a Inovação em comum |
Grupo-alvo do TexMatrix:
A. Responsáveis pela tomada de decisões: gestores, especialistas em Inovação, especialistas em RH, profissionais
=> abrangidos nos eventos de disseminação (Workshops)
B. Jovens no mercado de trabalho: jovens trabalhadores, estudantes e académicos da área têxtil, jovens desempregados
=> abrangidos nos cursos em blended-learning
Principais outputs do projeto:
- Matriz do conhecimento para a inovação
- Estudo de Benchmarking
- Guia com soluções inovadoras para empresas têxteis
- Ferramenta de e-learning e formação baseada em atividades práticas
- 5 workshops / eventos de disseminação (previsão de 100 profissionais do setor têxtil)
- 5 cursos em blended-learning (previsão de 95 formandos)
- Disseminação: papers, posters, apresentações, eventos, etc.
Parceiros:
INCDTP (Bucareste, Roménia) – coordenação | |
TecMinho (Portugal) | |
CENTROCOT (Itália) | |
Universidade de Maribor (Eslovénia) | |
Universidade Técnica “Gh. Asachi” (Iasi, Roménia) |
Contactos:
TecMinho - Centro e-Learning