Formação & Desenvolvimento

TecMinho vai capacitar jovens migrantes para o empreendedorismo e as patentes

06/09/2023
TecMinho vai capacitar jovens migrantes para o empreendedorismo e as patentes

Com o objetivo de promover o empreendedorismo e a inclusão social entre os jovens migrantes, a TecMinho integra o projeto Erasmus+ “PatENT - Patent Entrepreneurship for Migrants”. Pretendemos contribuir para a melhoria da empregabilidade dos jovens migrantes (18-30 anos) e facilitar a sua inclusão social na comunidade. Vamos integrar os jovens migrantes no mundo do empreendedorismo, encorajando-os a traçar o seu próprio caminho, motivando-os para a criação de uma empresa.

A parceria deste projeto europeu vai estar na linha da frente, criando 6 centros de empreendedorismo e formação na área de patentes orientados para jovens migrantes nos 5 países parceiros (Portugal, Alemanha, Estónia, Irlanda e Lituânia), os quais continuarão a funcionar após o término do projeto (fevereiro de 2025), promovendo um ciclo contínuo de capacitação e educação para este grupo alvo tão importante no panorama europeu.

O projeto PatENT está estruturado em dois eixos de trabalho: numa primeira fase, está a ser realizado um trabalho de investigação para recolher o estado-da-arte sobre as oportunidades de empreendedorismo para os migrantes. Serão, depois, criados os 6 centros para partilhar informação e formar jovens migrantes sobre empreendedorismo e registo de patentes. Para inspirar os jovens migrantes empreendedores, a parceria PatENT irá desenvolver um documentário em vídeo, no qual se contam histórias de empresários migrantes.

Numa segunda fase do projeto, e de modo a reforçar as competências das entidades parceiras, dos animadores de jovens e dos educadores, serão criados e lançados cursos de formação e vários recursos didáticos centrados no empreendedorismo e na proteção de patentes, material dirigido a profissionais do setor do trabalho com jovens.

O Projeto PatENT é cofinanciado pela União Europeia através do programa Erasmus+, sendo um esforço de colaboração que envolve organizações parceiras de diferentes países europeus, cada uma com um conjunto único de competências especializadas, que incluem centros de transferência de tecnologia, interfaces de Universidades, especialistas em tecnologia educativa, organizações peritas em trabalho orientado a jovens, e especialistas em empreendedorismo e em desenvolvimento de conteúdos: VILNIUS TECH (Lituânia), Active Youth (Lituânia), TecMinho (Portugal), Outside (Alemanha), Learning Library OU (Estónia), e Momentum (Irlanda).


Se é migrante e tem uma empresa, ou se pretende entrar no mundo dos negócios, se trabalha com jovens migrantes, contacte-nos: precisamos de ouvir a sua voz!

Para mais informações, contacte: Ana Dias – TecMinho: e-learning@tecminho.uminho.pt

Este site utiliza cookies

Usamos cookies para melhorar a experiência dos nossos utilizadores e medir o desempenho dos conteúdos.