e-Learning

TecMinho integra segunda edição do programa de estudo intensivo OptimTex para alunos do ensino superior

06/06/2022
TecMinho integra segunda edição do programa de estudo intensivo OptimTex para alunos do ensino superior

O projeto Erasmus+ "OptimTex - Software Tools for Textile Creatives" promoveu o seu segundo Programa de Estudo Intensivo para alunos do ensino superior em áreas têxteis, oriundos de vários países europeus, ministrado por formadores especialistas de seis universidades e institutos parceiros da Roménia, Bélgica, Portugal, Chéquia e Eslovénia.

O programa decorreu de 30 de maio a 3 de junho, na Universidade de Maribor (Eslovénia) acolhendo alunos provenientes da Universidade de Gent (Bélgica), Universidade da Boémia Ocidental (Chéquia), Universidade Técnica “Gh. Asachi” (Roménia), para além da própria Universidade de Maribor.

Com o objetivo de aumentar o nível de competências para os criativos do setor têxtil por novos materiais educativos adaptados ao estado da arte em tecnologia têxtil, os alunos participaram num conjunto de sessões técnicas e práticas que abordaram vários temas de um curso e-learning criado pelo projeto OptimTex: o Curso de aplicações de software têxtil.

Este curso online inclui 5 módulos: Software de design para tecelagem, Software de design para tricotagem; Software de design para prototipagem virtual de vestuário; Software de design para bordados; Software de design experimental de e-texteis; a formação incluiu ainda um outro tema sobre o guia para a transferência de tecnologia e aplicação de soluções de software no seio das empresas têxteis. Cada módulo foi desenvolvido por uma das entidades parceiras do projeto OptimTex, tendo a TecMinho desenvolvido o Guia de Transferência de Tecnologia.

Seguindo o formato da edição anterior, o programa de estudo intensivo promovido em Maribor incluiu a participação dos alunos em sessões de trabalho prático em laboratório com softwares. Desta vez, a ênfase foi para a Prototipagem Virtual de criação de vestuário com software de digitalização 3D e software CAD/PDS, e software de design para bordados. Cada tema/módulo foi promovido por um especialista na área de cada entidade parceira do projeto, tendo Ana Dias (TecMinho) sido a formadora do módulo dedicado à transferência de tecnologia e aplicação de soluções de software no seio das empresas têxteis.

A próxima edição do programa de estudo intensivo decorrerá em Gent, e irá abordar os mesmos módulos do curso online criado pelo projeto OptimTex, mas com especial ênfase nos trabalhos práticos laboratoriais de softwares para as área de tecelagem.

» Conheça o projeto OptimTex em http://www.optimtex.eu/


Este site utiliza cookies

Usamos cookies para melhorar a experiência dos nossos utilizadores e medir o desempenho dos conteúdos.