Formação & Desenvolvimento

Resultados do Projeto Career Pathways apresentados no Congresso Internacional CIISE em Bilbau

07/06/2024

No dia 24 de maio, o projeto Erasmus+“ Career Pathways” apresentou alguns dos seus resultados durante o CIISE 2024 - Congresso Internacional sobre Inclusão Social e Educacional, em Bilbau (Espanha). Este evento anual tem como objetivo explorar abordagens alternativas à inclusão educativa, social e laboral.

No congresso, Ana Dias (coordenadora do projeto,TecMinho) e Graham Attwell (investigador, Pontydysgu) apresentaram o projeto europeu “Career Pathways”, aprofundando as várias iniciativas realizadas ao longo dos seus três anos de duração e destacando os resultados alcançados. Em particular, foi apresentado o portal Web “O Meu Percurso Profissional/My Career Pathways” (https://portal.career-pathways.eu/), que se destina a três públicos-alvo específicos: adultos e jovens que procuram melhores oportunidades de emprego, profissionais de orientação de carreira e decisores políticos em matéria de educação e emprego.

Em fase de finalização, o portal Career Pathways permite aos utilizadores individuais, jovens ou adultos, registar as suas competências existentes e desejadas, mantendo um cv online de competências, e criar percursos de carreira personalizados com base nas competências ESCO (taxonomia multilingue das qualificações, competências e profissões europeias e está integrada na estratégia Europa 2020). Disponibiliza percursos de carreira para profissões no setor do turismo, da indústria têxtil e transformadora, e apresenta vários cursos em Portugal, Grécia e Espanha, de aperfeiçoamento e requalificação profissional, que podem permitir alcançar novos e mais bem pagos empregos.

Para os profissionais de orientação de carreiras e os decisores de política de educação e emprego, o Portal dá acesso a dados de “inteligência do mercado de trabalho/labour market intelligence” em tempo quase real, cruciais para a conceção de programas de formação profissional eficazes e inclusivos, centrados na economia e nas profissões “verdes”, bem como, permite que os profissionais de carreiras possam aceder a ferramentas de desenvolvimento profissional, como é o caso de vários recursos educativos abertos.

Durante a sessão houve espaço para debate, onde os participantes abordaram as funcionalidades do portal Career Pathways, enfatizando o seu papel na capacitação de adultos de Portugal, Espanha e Grécia para identificar novas competências para futuras oportunidades de emprego.
Como resultado desta secção da conferência CIISE 2024 dedicada ao projeto Career Pathways, em breve será lançada uma publicação que compilará os principais conceitos e resultados do projeto.

Para testar a aplicabilidade do portal junto dos seus públicos-alvo, a TecMinho e a FORAVE (parceiros no projeto Career Pathways) estão a promover vários webinares para orientadores de carreira, escolas profissionais, decisores de política educativa, onde são apresentadas detalhadamente as funcionalidade do portal, dando oportunidade aos participantes para avaliarem e darem o seu feedback face às potencialidades desta plataforma.
No próximo dia 20 de Junho, quinta-feira, iremos realizar mais dois eventos Career Pathways, um online no CICCOPN e outro presencial em Famalicão:

• Online: Webinário “Career Pathways – Competências verdes para o setor da Construção” (organização TecMinho e CICCOPN) - 20 junho - 17h00 às 19h00.
    » Inscrições gratuitas em https://www.ciccopn.pt/formacao_curso_detalhes.aspx?IDOferta=4097&IDuf=0&IDed=627
  • Presencial: Escola Secundária D. Sancho I: Seminário “O Portal Career Pathways e o futuro do emprego” - 20 de Junho, 20h00 às 21h30

O projeto Erasmus+ “Career Pathways” decorre de 2021 a 2024, procurando desenvolver e testar novas ferramentas online, proporcionando acesso a dados de inteligência sobre o mercado de trabalho e sobre competências aos candidatos a emprego, aos que procuram formação, aos prestadores de educação e formação, aos empregadores e aos decisores de políticas educativas regionais. O projeto está a desenvolver percursos de carreira para empregos futuros, trabalhando em conjunto com organizações de educação e formação, empregadores e profissionais de carreiras e emprego.

Coordenação do projeto Career Pathways: Ana Dias – TecMinho (anadias@tecminho.uminho.pt)

logo de financiamento do Erasmus+