Resultados do Projeto Career Pathways apresentados no Congresso Internacional CIISE em Bilbau

07/06/2024

No dia 24 de maio, o projeto Erasmus+“ Career Pathways” apresentou alguns dos seus resultados durante o CIISE 2024 - Congresso Internacional sobre Inclusão Social e Educacional, em Bilbau (Espanha). Este evento anual tem como objetivo explorar abordagens alternativas à inclusão educativa, social e laboral.

No congresso, Ana Dias (TecMinho) e Graham Attwell (Pontydysgu) apresentaram o projeto europeu “Career Pathways” coordenado pela TecMinho,  aprofundando as várias iniciativas realizadas ao longo dos seus três anos de duração e destacando os resultados alcançados. Em particular, foi apresentado o portal Web “O Meu Percurso Profissional/My Career Pathways” (https://portal.career-pathways.eu/), que se destina a três públicos-alvo específicos: adultos e jovens que procuram melhores oportunidades de emprego, profissionais de orientação de carreira e decisores políticos em matéria de educação e emprego.

Em fase de finalização, o portal web permite aos utilizadores registar as suas competências existentes e desejadas, criando percursos de carreira personalizados com base nas competências ESCO (taxonomia multilingue das qualificações, competências e profissões europeias e está integrada na estratégia Europa 2020). Também fornece informações sobre diversas trajetórias de carreira no setor do turismo, da indústria têxtil e transformadora, e sobre vários cursos de aperfeiçoamento e requalificação profissional.

Além disso, os profissionais de orientação profissional e os decisores de política de educação e emprego têm acesso a dados de “inteligência do mercado de trabalho/labour market intelligence” em tempo real, cruciais para a conceção de programas de formação profissional eficazes e inclusivos, centrados na economia e nas profissões “verdes”, bem como acedem a ferramentas de desenvolvimento profissional, como é o caso de vários recursos educativos abertos.

Durante a sessão houve espaço para debate, onde os participantes abordaram as funcionalidades do portal “My Career Pathways Web”, enfatizando o seu papel na capacitação de adultos de Portugal, Espanha e Grécia para identificar novas competências para futuras oportunidades de emprego.

Como resultado desta secção da conferência CIISE 2024 dedicada ao projeto Career Pathways, em breve será lançada uma publicação de grande impacto (GRAO - SPI Q1) que compilará as diferentes comunicações sobre este tópico. A publicação estará disponível em espanhol e inglês.

Para testar a aplicabilidade do portal junto dos seus públicos-alvo, a TecMinho e a FORAVE (membros do projeto Career Pathways) estão a promover vários webinares para orientadores de carreira, escolas profissionais, decisores de política educativa, onde têm acesso às funcionalidades do portal, com oportunidade para avaliarem e apresentarem o seu feedback face às potencialidades que esta plataforma pode representar.
Após dois webinares já realizados, os próximos eventos Career Pathways já agendados serão:

• Online: Webinário “Career Pathways – Competências verdes para o setor da Construção” (organização TecMinho e CICCOPN) - 20 junho - 17h00 às 19h00.
    » Inscrições gratuitas em https://www.ciccopn.pt/formacao_curso_detalhes.aspx?IDOferta=4097&IDuf=0&IDed=627
  • Presencial: Escola Secundária D. Sancho I: Seminário “O Portal Career Pathways e o futuro do emprego” - 20 de Junho, 20h00 às 21h30

O projeto Erasmus+ “Career Pathways” decorre de 2021 a 2024, procurando desenvolver e testar novas ferramentas online, proporcionando acesso a dados de inteligência sobre o mercado de trabalho e sobre competências aos candidatos a emprego, aos que procuram formação, aos prestadores de educação e formação, aos empregadores e aos decisores de políticas educativas regionais. O projeto está a desenvolver percursos de carreira para empregos futuros, trabalhando em conjunto com organizações de educação e formação, empregadores e profissionais de carreiras e emprego.

Coordenação do projeto Career Pathways: Ana Dias – TecMinho (anadias@tecminho.uminho.pt)

logo de financiamento do Erasmus+