e-Learning

Projeto IDC-VET vai promover as competências digitais dos formadores e professores no ensino profissional

09/11/2020

Foi aprovado o projeto Eramus + "IDC-VET - Improve Digital Competences of VET Teachers and Trainers", o qual a TecMinho integra em conjunto com 6 outras instituições de 6 países europeus. O objetivo geral deste projeto europeu será desenvolver uma série de recursos para apoiar docentes e formadores de Educação e Formação Profissional (EFP) na utilização das tecnologias, desenvolvendo as suas competências digitais.

O trabalho das entidades parceiras deste projeto teve o seu início a 29 de outubro, com a 1.ª reunião transnacional IDC-VET que decorreu de forma online, tendo em conta as condições atuais de pandemia.

A utilização da tecnologia nas escolas com ensino profissional pode ajudar a superar desafios tais como a necessidade de tornar a aprendizagem mais envolvente. Tal implica apoiar os professores/formadores no desenvolvimento e atualização das competências para as novas tecnologias, podendo criar materiais de aprendizagem diferentes, dinâmicos e eficientes.

O projeto europeu, que decorrerá de 2020 a 2022, irá desenvolver várias ferramentas, tais como uma ferramenta online de autoavaliação de competências digitais para docentes e formadores; vários cenários de aprendizagem recorrendo às tecnologias digitais para diferentes setores em EFP; um repositório digital de Recursos Educativos Abertos e melhores práticas exemplares da utilização da tecnologia para o ensino e formação profissional em ambiente escolar e de trabalho.

Pretende-se, com o projeto IDC-VET, desenvolver oportunidades de aprendizagem inovadoras e fornecer materiais de aprendizagem para o desenvolvimento profissional de professores e formadores de EFP.

A parceria deste projeto Erasmus + integra representantes da Lituânia, Alemanha, Grécia, Itália, Portugal e Reino Unido.

Mais informação sobre o projeto IDC-VET disponível aqui.

Ecrã de videoconferência com participantes das entidades parceiras do projeto, e com projeção de apresentação.

Logótipo do co-financiamento pelo Erasmus+