e-Learning

Projeto IDC-VET lança ferramenta de autoavaliação das competências digitais dos professores

14/12/2022

Foi lançada a versão beta da ferramenta interativa de autoavaliação das competências digitais dos professores e formadores, utilizando o referencial DigCompEdu. A ferramenta foi criada pela equipa do projeto Erasmus+ “IDC-VET” que pretende desenvolver as competências digitais dos professores e formadores do ensino e formação profissional, nomeadamente nos aspetos relacionados com as tecnologias digitais para facilitar o desenvolvimento de materiais de aprendizagem atualizados e eficientes.

A ferramenta online de auto-avaliação desenvolvida permite mapear e avaliar as competências digitais no que toca às áreas de envolvimento profissional, recursos digitais, ensino e aprendizagem, avaliação, capacitação dos alunos e promoção da capacitação digital dos formandos. De cada vez que um professor/formador testa as suas competências digitais, consegue compreender os seus pontos fortes e fracos, e pode planear as competências digitais que necessita melhorar. Esta ferramenta contem conjuntos de descritores para 22 competências digitais organizados nas seis áreas do modelo de progressão do DIGCOMPEDU.

Aceda à ferramenta (versão beta) agora disponível em http://idcvet.eu/self-assessment / (inclui versão em Língua Portuguesa), após registo/login , e participe através do preenchimento dos vários questionários disponibilizados.

Após conclusão dos 6 questionários, gostaríamos de obter alguma informação/feedback relativo à sua opinião sobre esta ferramenta em https://forms.gle/hhCrjX55zLn7ur728

No início de 2023, serão, ainda, lançados vários cenários de aprendizagem, exemplos práticos, que podem ser reutilizados e aplicados em contexto formativos com alunos/formandos nas áreas da metalomecânica, hotelaria e turismo, e assistência social.

Em desenvolvimento, está, também, um conjunto de Recursos Educativos Abertos, como exemplos de melhores práticas de utilização de tecnologia para ensino e formação em ambientes escolares e em contexto de trabalho.

A parceria deste projeto Erasmus+ integra representantes da Lituânia, Alemanha, Grécia, Itália, Portugal e Reino Unido.

Para mais informações, contacte a coordenadora do projeto na TecMinho: Ana Dias – anadias@tecminho.uminho.pt