Formação & Desenvolvimento

Projeto Green Circle introduz microcredenciais para o setor da construção

09/02/2024
Projeto Green Circle introduz microcredenciais para o setor da construção

A reunião de lançamento do projeto inovador "Green Circle – MicroCredenciais para o Setor da Construção Civil" decorreu, com sucesso, em Braga, visando marcar um passo significativo na direção da transformação do setor da construção no que respeita à capacitação e formação mais ágil.

Sob a coordenação da TecMinho, o projeto financiado pelo programa Erasmus+ da União Europeia visa revolucionar a indústria da construção, promovendo o desenvolvimento de microcredenciais para capacitar a força de trabalho com as competências essenciais para a dupla transição ecológica e digital.

Onze parceiros, representando quatro países da União Europeia (Alemanha, Grécia, Espanha e Portugal), uniram forças no projeto "Green Circle". O consórcio reúne representantes do setor da construção, incluindo grandes empresas, como a Casais Construções, escolas profissionais, como o CICCOPN, e Universidades e outras entidades do setor da Educação.

As microcredenciais representam experiências de aprendizagem mais ágeis, curtas e direcionadas, que certificam resultados de aprendizagem específicos, oferecendo uma abordagem mais flexível para que os indivíduos adquiriram novos conhecimentos e competências com mais rapidez e eficácia, fazendo face a um mercado trabalho cada vez exigente. No âmbito da União Europeia, as microcredenciais desempenham um papel crucial na promoção da aprendizagem ao longo da vida, na empregabilidade, na inclusão e na igualdade de oportunidades.

Ao longo dos próximos três anos, o projeto “Green Circle – Micro-Credenciais para o Setor da Construção Civil” irá analisar o ecossistema da construção, desenvolvendo um modelo inovador e sustentável para a microcredenciação de competências no setor da Construção, avaliado em projetos-piloto na Alemanha, Grécia, Portugal e Espanha.

O resultado será um modelo sustentável de microcredenciais em competências de transição ecológica e digital no setor da construção, contribuindo para o crescimento de um ecossistema baseado em microcredenciais em toda a indústria da construção, modelo que poderá ser transferível para outros setores da economia em geral.

A reunião de dois dias para lançamento do projeto decorreu na sede do Grupo Casais, onde se reuniram 20 peritos, marcando os primeiros passos de um percurso rumo à construção sustentável e a um futuro mais verde.

Para obter mais informações sobre o projeto, contacte: Ana Dias (anadias@tecminho.uminho.pt)

logo da UE. Cofinanciado pela União EuropeiaFinanciado pela União Europeia. Os pontos de vista e as opiniões expressas são as do(s) autor(es) e não refletem necessariamente a posição da União Europeia ou da Agência de Execução Europeia da Educação e da Cultura (EACEA). Nem a União Europeia nem a EACEA podem ser tidos como responsáveis por essas opiniões.