e-Learning

Projeto eAssessment in VET lança toolkit e MOOC sobre Avaliação Digital

19/06/2023
Projeto eAssessment in VET lança toolkit e MOOC sobre Avaliação Digital

No contexto educativo e formativo, a avaliação é fundamental para a motivação do aluno ou formando, assim como para a certificação, sendo esta a área do Quadro Europeu de Competência Digital para Educadores (DigCompEdu) em que os formadores e professores se sentem menos confiantes.

Para apoiar professores e formadores na utilização de avaliação digital, o projeto Erasmus+ "eAssessment in VET", que a TecMinho integra, lança agora:

  • um kit de ferramentas de avaliação online para professores e formadores
    Neste kit de acesso livre, encontra as diferentes ferramentas de e-avaliação, fornecendo exemplos e boas práticas de avaliação digital e disponibilizando orientações para os formadores a fazerem a transição de uma avaliação restrita baseada em tarefas, para o uso de abordagens de avaliação holísticas autênticas - versão online: https://eassessment.eu/trainers-toolkit/; descarregar documento (versão PDF).
  • um Curso Online Aberto e Massivo (MOOC) sobre Avaliação Digital/e-Assessment”
    Neste curso gratuito disponível em https://eassessment.eu/moodle, terá acesso a conteúdos abertos, áudios e vídeos sobre o tema da avaliação digital, numa estrutura de curso que pode ser utilizada de forma autónoma pelos professores e formadores. O MOOC tem como objetivo proporcionar aos formadores/professores uma base prática para a utilização da avaliação online com os seus alunos. Versões em inglês e em português. Veja aqui como aceder: https://youtu.be/e56AGYxfoek .
  • um Relatório e recomendações políticas
    Este relatório tem por objetivo analisar os aspetos multifacetados da avaliação digital no ensino e formação profissionais e explorar os seus potenciais benefícios, desafios e implicações. Ao analisar a investigação já existente, examinando as melhores práticas e considerando as perspetivas das partes interessadas, este relatório procura fornecer aos decisores políticos recomendações acionáveis para aproveitar eficazmente o poder da avaliação digital em contextos de EFP (versão PDF)

Para aceder ao MOOC, poderá usar a sua conta Google ou LinkedIn como login, ou, se preferir, poderá criar uma conta na plataforma do MOOC (https://youtu.be/e56AGYxfoek) .

Atualmente disponíveis em Língua inglesa, em breve, o MOOC e o Toolkit serão disponibilizados em Língua Portuguesa.

A avaliação digital, as suas metodologias e ferramentas são o objeto central do projeto Erasmus+ "e-Assessment in VET” que a TecMinho integra como entidade parceira. Com estas ferramentas, a parceria do projeto espera contribuir para o enriquecimento das competências digitais dos formadores e professores no âmbito da Avaliação Digital.

Participe, acedendo, de forma gratuita, a estas ferramentas, e partilhe connosco a sua experiência: elearning@tecminho.uminho.pt

Parceria do projeto:


Logos dos parceiros do projeto eassessment in VET.



Este site utiliza cookies

Usamos cookies para melhorar a experiência dos nossos utilizadores e medir o desempenho dos conteúdos.