PhotoUP vence o SpinUM 2025

Foram premiados no SpinUM – Concurso de Ideias de Negócio, organizado pela TecMinho, novos projetos inovadores desenvolvidos na Universidade do Minho. O grande vencedor desta edição foi o PhotoUP, uma ideia de Leandro Madureira, Pedro Geada, Maria Duarte, José Maciel e Daniel Madalena. O segundo lugar foi atribuído ao EcoLignin, da autoria de Michele Cerqueira e Francieli Colussi.
O evento contou com um júri de excelência composto por Katiuska Cruz, da Agência Nacional de Inovação (ANI); José Verónico, da Portugal Ventures; Margarida Rossi, da Associação Empresarial do Minho (AEMinho); e Sandra Paiva, vice-reitora da Universidade do Minho, que presidiu ao painel de avaliação.
O PhotoUP, vencedor do primeiro prémio, destacou-se pelo seu caráter inovador ao propor um sistema de upgrade de biogás a biometano através da utilização de microalgas, oferecendo uma solução sustentável para a produção de energia limpa. A EcoLignin ficou em segundo lugar, tendo apresentado soluções sustentáveis para a valorização da lignina, visando a sua aplicação em materiais de elevado valor acrescentado.
Além destes prémios, o júri decidiu ainda atribuir, de forma extraordinária, um prémio de "Melhor Pitch" à equipa Shoestainable, composta por Rodrigo Fontão, Cláudia Nogueira, Filipa Furtado e Maria Loureiro, reconhecendo a sua excelente capacidade de comunicação e apresentação do projeto.
O SpinUM atribui prémios monetários e oferece serviços de apoio à criação de empresas no valor superior a 6.370 euros aos participantes que obtenham as melhores classificações.
Promovido pela TecMinho, o SpinUM tem como objetivo apoiar ideias de negócio inovadoras e tecnológicas, fomentando o espírito empreendedor entre estudantes, investigadores e empreendedores da comunidade académica. A iniciativa tem sido um marco no ecossistema empreendedor da região, impulsionando projetos com o potencial de transformar o mercado e a sociedade.
Parabéns a todos os participantes e, em especial, aos vencedores desta edição do SpinUM!
O SpinUM é cofinanciado pelo Projeto “TecMinho Incubation HUB”, apoiado pelo PRR - Plano de Recuperação e Resiliência e pelos Fundos Europeus NextGeneration EU.