IA e e-Learning

PhD4Moz: TecMinho lidera inovação digital no ensino doutoral em Moçambique

10/11/2025
PhD4Moz: TecMinho lidera inovação digital no ensino doutoral em Moçambique

Dois anos após o seu lançamento, o projeto PhD4Moz afirma-se como uma referência no reforço da formação doutoral em Ciências da Saúde em Moçambique, promovendo a qualificação de profissionais e a consolidação da capacidade científica nacional. A iniciativa tem contribuído para o desenvolvimento de competências avançadas e para a criação de um ambiente académico mais inovador e sustentável, capaz de responder aos desafios de saúde do país.

Um dos principais marcos deste projeto foi a criação no inicio de 2024 da plataforma PhD4Moz e-learning, concebida, desenvolvida e implementada pela TecMinho, entidade responsável pelo seu modelo operacional e pedagógico. Esta plataforma é, hoje, a base digital que sustenta a formação e supervisão de doutorandos moçambicanos, reunindo num mesmo ambiente cursos, recursos de aprendizagem e ferramentas de colaboração entre estudantes e orientadores. Com um design centrado na acessibilidade e inovação, a plataforma integra metodologias pedagógicas digitais avançadas e funcionalidades tecnológicas adaptadas à realidade das instituições moçambicanas, em alinhamento com os padrões internacionais de ensino doutoral. A sua utilização tem permitido às universidades e institutos moçambicanos modernizar processos de ensino, ampliar o acesso à formação e criar novas dinâmicas de partilha científica.

“Desde o início da sua implementação, o programa tem vindo a apoiar a formação pós-graduada, oferecendo cursos em competências transversais e em disciplinas da área da medicina, para além de formação para supervisores e mentorias”, refere a Professora Margarida Correia-Neves, coordenadora do projeto e docente da Escola de Medicina da Universidade do Minho.

As metas previstas para os dois primeiros anos já foram ultrapassadas: cerca de 38 cursos foram promovidos em áreas e competências transversais, como Comunicação interpessoal, Utilização de inteligência artificial na escrita académica, Escrita de propostas de financiamento, Gestão de referências e referênciação, Biomatemática, entre outras. No âmbito das Ciências da Saúde, decorreram ainda seis cursos especializados, abordando temáticas como Epidemiologia das Doenças Infecciosas, Virologia – Abordagem OneHealth de Doenças Virais e Imunologia de Doenças Infeciosas. O PhD4Moz pretende melhorar a relação de supervisão de doutoramento, oferecendo estratégias para planear e gerir o percurso doutoral, com foco no papel ativo do estudante no seu desenvolvimento académico e científico. Neste âmbito, foram já realizados sete cursos online para supervisores de estudantes de doutoramento, com sessões teóricas e práticas centradas em metodologias, ética e boas práticas de supervisão, promovendo a partilha de experiências e o debate sobre desafios comuns no acompanhamento académico.

O PhD4Moz tem como foco a capacitação das instituições moçambicanas que desempenham um papel central na formação doutoral em Ciências da Saúde, através de ações de formação online, presencial e híbrida, destinadas a estudantes e supervisores de doutoramento. Toda a formação é apoiada de forma integrada pela plataforma de gestão de aprendizagem e-learning, implementada e gerida pela TecMinho, que garante a coerência e a qualidade pedagógica de todas as atividades formativas.

Novos cursos estão a ser preparados para o último ano do projeto, reforçando a formação dos doutorandos moçambicanos e assegurando que estes dominam as ferramentas e competências essenciais para uma carreira científica de excelência em Ciências da Saúde. Todos os cursos oferecidos pelo PhD4Moz são anualmente apresentados ao Conselho Pedagógico da Universidade Eduardo Mondlane e acreditados pela própria universidade, garantindo a sua relevância científica, qualidade académica e reconhecimento institucional.

Coordenado pela Escola de Medicina da Universidade do Minho, o projeto, com duração de três anos, teve início em novembro de 2023 e resulta de uma parceria entre a TecMinho, a Faculdade de Medicina da Universidade Eduardo Mondlane, a Faculdade de Educação Física e Desportos da Universidade Pedagógica de Maputo, o Instituto Nacional de Saúde de Moçambique e o Instituto Karolinska (Suécia). A TecMinho, enquanto promotora da transformação digital no ensino superior e profissional, desempenhou um papel determinante neste processo, combinando experiência técnica, visão pedagógica e capacidade de transferência de conhecimento. O seu contributo assegurou que o PhD4Moz se tornasse um exemplo de cooperação internacional bem-sucedida, com impacto real na qualificação de recursos humanos e na inovação educativa em Moçambique.

“A criação e implementação da plataforma PhD4Moz demonstra a capacidade da TecMinho em integrar inovação tecnológica e pedagogia digital ao serviço do desenvolvimento científico internacional”, afirma Ana Dias, Coordenadora da Unidade de e-Learning da TecMinho. “Este projeto reforça o nosso compromisso em colocar o conhecimento e a tecnologia ao serviço da cooperação e da formação avançada de qualidade.”

Com a consolidação da plataforma e-learning, o PhD4Moz prepara agora uma nova fase, marcada pela autonomia das instituições moçambicanas e pela continuidade de um modelo de ensino doutoral sustentado, moderno e digitalmente integrado — um legado que reflete o compromisso da TecMinho com a excelência, a inovação e a cooperação académica internacional.

Conheça o PhD4Moz em https://phd4moz.ins.gov.mz/ 

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