e-Learning

Optimtex promove primeiro programa de estudo intensivo para alunos do ensino superior

04/04/2022

O projeto Erasmus+ "OptimTex - Software Tools for Textile Creatives" promoveu o seu primeiro programa de estudo intensivo para alunos do ensino superior em áreas têxteis de vários países europeus. Esta primeira edição, organizada pela Universidade Técnica “Gh. Asachi” (Roménia), decorreu de 21 a 25 de março, de modo online, por constrangimentos relacionados com a pandemia Covid-19, e contou com alunos provenientes da Universidade de Gent (Bélgica), Universidade de Maribor (Eslovénia), Universidade da Boémia Ocidental (Chéquia), e Universidade Técnica “Gh. Asachi” (Roménia).

Com o objetivo de aumentar o nível de competências para os criativos do setor têxtil por novos materiais educativos adaptados ao estado da arte em tecnologia têxtil, os alunos participaram num conjunto de sessões técnicas e práticas que abordaram 6 módulos/temas criados pelo projeto OptimTex: software de conceção de têxteis eletrónicos por tecelagem, tricotagem, prototipagem virtual de vestuário, bordados, design experimental, e ainda sobre o guia para a transferência de tecnologia e aplicação de soluções de software no seio das empresas têxteis.

Este programa de estudo intensivo incluiu a participação dos alunos em sessões de trabalho prático com software para tricotagem. Os alunos acederam, por meio virtual, aos laboratórios da Universidade Técnica “Gh. Asachi”, adquirindo novos conhecimentos de aplicação de softwares específicos para esta área têxtil, competências que poderão posteriormente transferir para as empresas têxteis onde futuramente irão desempenhar a sua atividade profissional.

As próximas duas edições do programa de estudo intensivo irão abordar os mesmos 6 módulos do curso online criado pelo projeto OptimTex, mas com especial ênfase nos trabalhos práticos laboratoriais de softwares para as área de têxteis bordados, para tecelagem, e criação de protótipos virtuais.

» Conheça o projeto OptimTex em http://www.optimtex.eu/