Karion Therapeutics vence final do SpinUM

22/04/2022
Karion Therapeutics vence final do SpinUM

Novos projetos inovadores desenvolvidos na Universidade do Minho foram premiados no SpinUM – Concurso de Ideias de Negócio, organizado pela TecMinho. A “Karion Therapeutics”, a “ReHumanizART” e a “eBand” foram as ideias distinguidas com o 1º, 2º e 3º Prémios, respetivamente, na cerimónia que decorreu no Dia Internacional da Criatividade e da Inovação na Universidade do Minho.

A ideia vencedora “Karion Therapeutics”, foi apresentada por uma das promotoras Marta Costa e desenvolvida em conjunto com Fátima Baltazar, Fernanda Proença e Teresa Dias Coelho. O projeto consiste numa molécula promissora para tratar o cancro renal, que pode beneficiar das vantagens associadas à designação de “medicamento órfão”, nomeadamente regulamentares e relacionadas com os requisitos necessários para os ensaios em humanos.

O 2º Prémio foi atribuído à ideia “ReHumanizART”. Da autoria de Rodrigo Silva, o projeto consiste na bioengenharia de tecidos humanos com métodos de reciclagem limpa ao combinar soluções com o foco na medicina regenerativa juntamente com uma abordagem ambiental sustentável.

O projeto “eBand” que consiste numa uma cinta têxtil inteligente para prevenir lesões músculo-esqueléticas recebeu o 3º Prémio, o mesmo foi apresentado pelos seus promotores Cristina Santos, Joana Figueiredo e Simão Carvalho.

Nesta 12ª edição do SpinUM, chegaram à final cinco ideias de negócio analisadas tendo em conta critérios como o Grau de Inovação, o Desenvolvimento da ideia, o Potencial de Mercado, o Impacto na Sociedade, a Equipa e a Qualidade da Comunicação. Cada finalista teve 10 minutos para apresentar o projeto no modelo Elevator Pitch, seguindo-se perguntas e comentários do júri.

O painel de jurados da presente edição contou com representantes da Agência Nacional de Inovação (Dr. Diogo Araújo), da Bynd Venture Capital (Dra. Lurdes Gramaxo), da J. Pereira da Cruz (Eng. João Pereira da Cruz) e da Universidade do Minho (Professor Eugénio Campos Ferreira).

No final da cerimónia, foram distribuídos prémios monetários e oferecidos serviços de apoio à propriedade industrial num valor total de 11500 euros.

O Concurso “SpinUM” distingue e apoia anualmente as ideias de negócio mais inovadoras e com maior potencial em qualquer domínio científico ou tecnológico, geradas na Universidade do Minho.

O “SpinUM – Concurso de Ideias de Negócio” é co-financiado pelo Compete 2020 no âmbito do projeto UI-CAN.