Inteligência Artificial na Educação: AI Pioneers preparam conferência final em Bremen

Nos dias 12 e 13 de junho, Verona foi palco da terceira reunião transnacional do projeto Erasmus+ “AI Pioneers”. Com a Universidade de Verona como anfitriã, os parceiros do projeto reuniram-se para afinar estratégias, celebrar conquistas e preparar o grande final desta jornada europeia dedicada à Inteligência Artificial na Educação.
Tópicos como o lançamento do “Manual de política e ética no ensino da IA”, uma bússola para educadores navegarem o futuro digital com responsabilidade, e o balanço do crescimento da Rede de Referência de Pioneiros em IA (gerida pela TecMinho) e das Comunidades de Prática nacionais, que já promoveram vários workshops na Alemanha, Grécia, Chipre, Itália, Espanha e Portugal, reunindo mais de 580 participantes de diversos setores de Ensino e Formação Profissional (EFP). Estes eventos têm um papel fundamental na promoção de uma comunidade de prática interconectada, composta por formadores, professores e pioneiros dedicados a avançar a IA na educação e formação.
A Conferência Final "AI and the Future of Education", agendada para 22 e 23 de setembro de 2025 em Bremen (Alemanha) foi um tema central nesta reunião. A agenda da conferência internacional promete um programa rico, incluindo palestras principais, oficinas interativas, discussões em painel e apresentações que exploram a integração da IA na educação profissional e de adultos e o seu potencial. Este evento será, também, uma plataforma importante para networking, intercâmbio e construção de comunidade dentro da rede AI Pioneers.
As inscrições estão abertas através do link https://tinyurl.com/aipioneers-conference.
Marca na sua agenda — o futuro da educação passa por aqui!
Da reflexão à ação: AI Pioneers leva ética e inovação na Educação à conferência internacional EDEN DLE
Entre os dias 15 e 17 de junho, a equipa do projeto AI Pioneers integrou a Conferência Anual EDEN DLE — “Shaping the Future of Education in the Age of AI: Empowering Inclusion, Innovation and Ethical Growth” com duas apresentações e um “action lab” interativo. Nestas participações, foram partilhadas investigações e ferramentas fundamentais para promover uma integração ética e eficaz da inteligência artificial na educação de adultos e na formação profissional.
Uma das apresentações do projeto AI Pioneers introduziu o esquema de avaliação inovador, concebido pela equipa do projeto para apoiar instituições educativas na abordagem de desafios éticos cruciais — como a transparência, a equidade e a proteção de dados — no momento de adotar soluções baseadas em IA na Educação e Formação.
A segunda apresentação ofereceu uma perspetiva multinível sobre a aplicação da IA na Educação e Formação Profissional (EFP), combinando estudos de caso práticos, resultados de inquéritos sobre competências digitais dos educadores, e insights recolhidos junto da rede de parceiros do projeto.
Ana Dias (TecMinho), foi uma das oradoras do “Action Lab”, intitulado “Artificial Intelligence and Ethics in Education – An Evaluation Schema Workshop”, sessão prática que trouxe estas ideias para o terreno. Através de cenários do mundo real e discussões colaborativas, os participantes foram desafiados a aplicar princípios éticos em contextos educativos concretos
No seu conjunto, as sessões dinamizadas pelo projeto AI Pioneers na Conferência EDEN DLE reforçaram o seu contributo para uma abordagem à inteligência artificial na educação que seja orientada por valores, centrada nas pessoas e promotora de inclusão e inovação.