Empreendedorismo

IgniLab apresenta uma nova dinâmica para apoiar projetos em fase de ideia - candidaturas até 6 de outubro

04/08/2021

Possui a necessidade de avaliar a oportunidade de mercado de um novo produto ou serviço que está a ser desenvolvido do zero? Ou de melhorar uma solução já existente no mercado?

O IgniLab é um programa de ignição de ideias de negócio que pretende apoiar empreendedores a transformar as suas inovações num modelo de negócio orientado para o segmento de mercado-alvo desejado. Esta nova edição funcionará em regime presencial no Campus de Azurém da Universidade do Minho (Guimarães) e destina-se a todos os alunos, diplomados, docentes e investigadores de qualquer área científica do ensino superior.

Durante 3 semanas, os empreendedores serão desafiados a desenvolver a sua ideia, tendo o apoio da equipa da TecMinho e mentores convidados ligados ao ecossistema da Universidade do Minho, o qual juntos irão trabalhar como desenhar, testar, validar e comunicar um modelo de negócio, através de uma abordagem metodológica que combina as metodologias de Value Proposition Canvas e o Business Model Canvas de Alexander Osterwalder.

Estas metodologias são ferramentas-chave que ajudam os empreendedores a conhecer o mercado-alvo e a definir como se pretende oferecer um produto ou serviço que crie valor para os clientes. Para além disso, ajudam a compreender a forma como se irá operacionalizar todo o projeto em termos de negócio, ou seja, como este irá comunicar e criar relação com os potenciais clientes, a compreender quais os melhores canais de distribuição, que atividades e recursos são necessários, quais as parcerias-chave a estabelecer, qual a estrutura de custos subjacentes e como definir as melhores fontes de receita para fazer face a toda a estrutura planeada.

Os interessados podem concorrer individualmente ou em grupo até dois elementos.

Se tem uma ideia e deseja explorá-la, não perca esta oportunidade e submeta já a sua candidatura!

As inscrições devem ser realizadas até 6 de outubro através do seguinte formulário de candidatura.

Aceda a mais informações sobre o IgniLab em: https://bit.ly/IgniLab

Se possui dúvidas, fale connosco através do seguinte email: start@tecminho.uminho.pt

O IgniLab é cofinanciado pelo projeto UI-CAN no âmbito do Compete 2020, Portugal 2020 e pelo Fundo Social Europeu da União Europeia.