Comercialização C&T

A garrafa de gás mais inteligente do mundo teve o contributo da TecMinho/UMinho

05/01/2023
A garrafa de gás mais inteligente do mundo teve o contributo da TecMinho/UMinho

Já se encontra no mercado a nova versão da Pluma, a garrafa da Galp que mudou para sempre o paradigma das garrafas de gás em Portugal. Conhecida pela sua extrema leveza, desta vez, a Pluma surge como a garrafa de gás mais inteligente do mundo ao permitir a deteção do nível de gás em tempo real.

Através da leitura de um QR code, os clientes podem emparelhar a garrafa ao seu smartphone e saber, automaticamente, a quantidade de gás que esta ainda contém. Entre as funcionalidades da nova versão da Pluma, encontram-se, ainda, a monitorização do histórico de consumos por tipologia de utilização, bem como o conhecimento e controlo sobre os seus gastos (ex: número de banhos ou refeições que a garrafa poderá permitir), ajudando o cliente a adaptar os seus hábitos às reais necessidades da casa.

O desenvolvimento deste sistema de deteção de nível de gás é o resultado de uma parceria de I&D entre a TecMinho, a empresa Amtrol Alfa e a Galp, tendo a componente de investigação e desenvolvimento ficado à responsabilidade do grupo Eletroactive Smart Materials, um grupo de investigação do Centro de Física da Universidade do Minho (UMinho) e da spin-off da UMinho, W4A-Wise4Automation. Fruto do seu sucesso, esta parceria de longa data continua a investir no futuro, prevendo-se já o desenvolvimento de novos projetos de I&D para a incorporação de funcionalidades inovadoras na Pluma.

É, assim, com muito orgulho que a TecMinho promove o desenvolvimento de projetos de I&D+I, cumprindo a sua missão de valorização e transferência do conhecimento desenvolvido pela Universidade do Minho para o tecido empresarial.

Fale connosco para começar a preparar já os seus projetos de I&D+I:

TecMinho - Comercialização & Tecnologia: kto@tecminho.uminho.pt