e-Learning

Equipa europeia do Projeto IDC-VET reúne em Braga

18/11/2021
Equipa europeia do Projeto IDC-VET reúne em Braga

A TecMinho acolheu, por dois dias, a reunião transnacional projeto "IDC-VET: Improve Digital Competences of VET Teachers and Trainers", que decorreu em formato híbrido: 4 entidades parceiras estiveram presentes em Braga, e 3 participaram online. Nesta reunião, foi apresentada a ferramenta de auto-avaliação de competências digitais para professores, debateram-se diversos cenários pedagógicos digitais ligados à formação em áreas técnicas, e foram, ainda, planeados os Recursos Educativos Abertos a desenvolver até Setembro de 2022.

O projeto IDC-VET tem como objetivo desenvolver uma série de recursos que permitam a docentes e formadores melhorar as suas competências digitais na utilização das tecnologias em contexto de aprendizagem, em sala de aula, a distância ou em modelos híbridos.

A ferramenta de avaliação criada permite que os formadores e professores façam uma auto-avaliação das suas competências digitais, análise feita com base numa extensão do DigCompEdu (Quadro Europeu de Competência Digital para Educadores). Assim, os formadores podem identificar as competências digitais que já detêm, e compreender quais as competências digitais que poderão aperfeiçoar.

Partindo deste quadro, o projeto IDC-VET já está a criar um conjunto de 12 cenários de aprendizagem com aplicação nas áreas do turismo, automação e área social, que funcionarão como aplicação prática das tecnologias digitais em contexto de aprendizagem na formação profissional.

Para além da ferramenta de autoavaliação e dos cenários de aprendizagem, será desenvolvido um repositório digital de Recursos Educativos Abertos, contendo também boas práticas de utilização da tecnologia para o ensino e formação profissional em ambiente escolar e no posto de trabalho.

A reunião da parceria do projeto IDC-VET incluiu uma visita à Escola Profissional de Braga. A delegação foi recebida pela Drª Cátia Santos, coordenadora do programa Erasmus, que teve a amabilidade de apresentar o sistema de ensino e formação profissional em Portugal, e que nos orientou numa visita a uma aula de cariz técnico, na área da mecatrónica, sendo possível contactar com alunos e profissionais desta instituição de ensino profissional.

Site do Projeto: http://idcvet.eu/

Logo do co-financiamento pelo programa Erasmus+