Empreendedorismo da TecMinho soma e segue

11/04/2022
Empreendedorismo da TecMinho soma e segue

Ainda agora terminou 23ª edição do programa IdeaLab e já está a pedalar a 15ª edição do Laboratório de Empresas.

No dia 30 de março de 2022, decorreu a Sessão Final do IdeaLab no espaço B-Lounge da Biblioteca da Universidade do Minho, em Guimarães, onde os empreendedores apresentaram as suas ideias de negócio, num formato Elevator Pitch, a um painel de personalidades, convidadas pela TecMinho, sendo elas: Abel André (Invicta Angels), Joana Barbosa (Câmara Municipal de Esposende), Jorge Oliveira (IAPMEI) e Nuno de Almeida (Portugal Ventures).

A fazer a abertura do evento esteve o Presidente da Direção da TecMinho e Vice-Reitor UMinho para a Investigação e Inovação, Eugénio Campos Ferreira, que proferiu um discurso de agradecimento e incentivo aos investigadores e alunos da universidade. Os principais objetivos desta sessão foram a obtenção de comentários e enriquecimento das ideias expostas e, também, incentivar potenciais parcerias. As ideias provêm de diferentes áreas do conhecimento da Universidade do Minho, nomeadamente, Biomédica, Bioinformática, Design de Moda, Informática e Psicologia.

Esta edição do IdeaLab decorreu de dezembro de 2021 a março de 2022 e contou com a participação de várias equipas de empreendedores que trabalharam junto de uma equipa de mentores e de coaches, na consolidação da sua ideia de negócio.

Com o término do IdeaLab, deu-se início à 15ª edição do Laboratório de Empresas a 5 de abril e decorre até 26 de maio de 2022. O Laboratório de Empresas tem como principal objetivo fornecer apoio na fase de pré-arranque e arranque da empresa.

Assim, ao longo de oito semanas as nove equipas com projetos empresariais vão poder beneficiar de um ciclo de nove bootcamps: Empresa: vamos construir!; Estratégia: vamos crescer o negócio!; Comunicar: vamos atrair clientes!; Marketing Digital: negócios conectados!; Finanças: abc para empresários!; Vendas: captar, reter e crescer clientes!; Negociar: vamos cooperar! Pitch: atrair parceiros; e Inovação: caminho para a sustentabilidade. Terão ainda à sua disposição um acompanhamento individualizado com um Business Coach de tutoria individual especializada totalizando 12h de coaching por equipa.

Esta edição do Laboratório de Empresas decorre em regime híbrido, presencial e online, com os bootcamps presenciais a terem lugar no Instituto de Ciência e Inovação para a Bio-Sustentabilidade, na Universidade do Minho, no Campus de Gualtar em Braga.

Por fim, para terminar o mês de abril em cheio, no próximo dia 21 de abril de 2022 das 14h às 18h, irão ser atribuídos os prémios finais do concurso SpinUM, 1º, 2º e 3º Prémios, numa cerimónia a decorrer no Auditório B1, Edifício 2 da Universidade do Minho no campus de Gualtar (Braga).

O SpinUM é um concurso de ideias de negócio promovido pela TecMinho, apoiado por J. Pereira da Cruz, com o objetivo de selecionar e premiar ideias/projetos inovadores em qualquer domínio científico ou tecnológico que apresentem elevado potencial comercial.

O Concurso mereceu uma significativa adesão da comunidade académica da Universidade do Minho, tendo sido recebidas 24 candidaturas de elevada qualidade, das quais foram selecionadas 5 finalistas para estarem presentes na cerimónia final de atribuição de prémios. Venha assistir e conhecer as 5 ideias finalistas!