Anunciados os vencedores do Concurso de Financiamento de Provas de Conceito – iProof
Já são conhecidos os 3 grandes vencedores do Concurso de Financiamento de Provas de Conceito – iProof. Das 24 candidaturas recebidas, 9 passaram à fase final do concurso, tendo sido premiadas 3 candidaturas, de acordo com a sua pontuação em critérios relacionados com o grau de novidade, o impacto esperado e oportunidade de resolução de necessidades de mercado, e a adequação do plano de trabalhos, orçamento e qualificações da equipa.
As candidaturas a concurso foram avaliadas por um painel de jurados, externo à UMinho/ TecMinho, e constituído por especialistas em diferentes áreas: Dra. Katiuska Cruz (Agência Nacional de Inovação), Eng. Jorge Portugal e Eng. Guilherme Santos (COTEC Portugal), Eng.ª Ana Casaca e Dr. João Ribeiro (Galp), Eng.ª Ana Vila (Instituto Nacional Ibérico de Nanotecnologia), e Dr. Jorge Pimenta (Instituto Pedro Nunes).
Lista de vencedores do iProof, ordenados por ordem alfabética:
Título | Acrónimo |
A novel liquid biopsy tool for glioblastoma: a proof-of-concept | LiquidGBM |
EARLY - PhagE towARds initiaL amYloide-beta | EARLY |
Sonda de ultrassons miniaturizada para imagiologia intra operativa na resseção de tumores cerebrais | TumorHunt |
Para além do financiamento de 10.000€ + IVA para a realização da prova de conceito, a TecMinho irá facultar às equipas vencedoras 12 horas de consultoria para que, em simultâneo com os avanços tecnológicos que irão ser realizados, possam trabalhar a vertente de negócio, através do apoio personalizado de consultores externos em áreas chave como definição do modelo de negócio; definição dos segmentos de mercado, da proposta de valor do produto; definição dos canais, recursos-chave, atividades-chave e parcerias-chave do negócio; análise de mercado (concorrência e posicionamento) e análise estratégica (contexto, estrutura e evolução); análise financeira e determinação do investimento necessário e da estruturação de financiamento; definição do plano de comunicação (ex: Elevator Pitch), entre outros.
Este apoio de consultoria estender-se-á, ainda, aos nove finalistas do concurso.
A equipa de Comercialização de Ciência e Tecnologia da TecMinho felicita os vencedores, esperando que esta iniciativa possa ser instrumental na valorização dos resultados da investigação desenvolvida na Universidade do Minho, dando origem a produtos e/ou serviços com elevado valor para o mercado e para a sociedade.
A organização do iProof agradece vivamente a todos os candidatos pelo importante contributo dado ao concurso.
O iProof é uma iniciativa financiada pelo projeto UI-Transfer, cofinanciado pelo COMPETE 2020, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).