Desenvolvidos produtos alimentares à base de pescado numa parceira de I&D entre a TecMinho e a Guimarpeixe

Terminou recentemente a parceria de I&D entre a TecMinho e Guimarpeixe – Comércio de Produtos Alimentares, S.A., que previa o desenvolvimento de produtos à base de pescado.
O projeto, iniciado no final de 2019, permitiu o desenvolvimento de novas formulações de produtos alimentares à base de pescado, tendo sido possível gerar orientações para a sua produção à escala industrial.
As atividades de I&D realizadas compreenderam diferentes etapas, desde a conceção do produto, realização de análises e ensaios de validação. Como resultado, foram conseguidos produtos com uma excelente aceitação em testes de consumidores, tendo sido caracterizados do ponto de vista físico-químico e microbiológico. Verificou-se, por seu lado, que são seguros para consumo humano, após um armazenamento sob condições de congelação, tendo-se ainda obtido a sua caracterização do ponto e vista nutricional, com vista à sua futura rotulagem.
Este projeto surgiu como reposta à candidatura da Guimarpeixe ao sistema de incentivos na medida Transformação dos Produtos de Pesca e Aquicultura, tendo em vista o desenvolvimento do projeto Expansão do Setor de Transformação e Melhoria dos Processos Produtivos, financiado pelo MAR2020, com o n.º MAR-05.03.01-FEAMP-0091, enquadrando-se na estratégia de inovação da empresa e respetiva visão de liderança no setor de mercado em que se insere.
A TecMinho promove o estabelecimento de parcerias de I&D entre a Universidade do Minho e as empresas. Conte-nos as suas necessidades de I&D e ajudá-lo-emos também a dar forma aos seus projetos:
Coordenação da investigação:
► António Vicente | avicente@deb.uminho.pt
Sobre a Guimarpeixe: