Comercialização C&T

Desenvolvido sistema para monitorização do uso de máscara respiratória e de temperatura corporal numa parceira de I&D entre a TecMinho e a AUP

12/10/2021

Foi apresentado, no dia 30 de setembro, o Vision AUP, um sistema para monitorização do uso de máscara e de temperatura corporal, resultado de um projeto individual SI ID&T (nº 70289), desenvolvido pela AUP - Automação de Unidades de Produção em estreita colaboração com investigadores da Universidade do Minho e a TecMinho.

Trata-se de um sistema para deteção de múltiplas anomalias em contexto pandémico que, através de inspeção por Inteligência Artificial, possibilita a deteção de pessoas com/sem máscara, a leitura da temperatura febril, emitindo alertas visuais e sonoros aquando de situações anómalas.

A solução apresenta várias vantagens, entre as quais:

• Redução de custos com recursos humanos, resultante da monitorização sistemática e rigorosa do sistema;
  • Garantia das boas práticas pandémicas em ambientes sensíveis e sujeitos a grandes aglomerados de pessoas (i.e. Hospitais; Centros comerciais; Eventos públicos; etc.);
  • Garantia de um Padrões de Qualidade em estabelecimentos que o exigem;
  • Funcionalidades modulares (i.e. máscaras + temperatura, etc.);

Embora tenha sido concebido no âmbito da atual conjuntura pandémica, as funcionalidades do sistema poderão ser customizáveis a outras necessidades (i.e. deteção de quedas de idosos, violência urbana, vandalização de equipamentos industriais, etc.), sendo, por isso, uma solução apelativa para várias organizações e setores de atividade.

A TecMinho promove o estabelecimento de parcerias de I&D entre a Universidade do Minho e as empresas. Conte-nos as suas necessidades de I&D e ajudá-lo-emos a dar forma aos seus projetos:

kto@tecminho.uminho.pt

Equipa de investigação e desenvolvimento do sistema:

Jaime Fonseca | jaime@dei.uminho.pt

João Borges | jpbsilva@algoritmi.uminho.pt