Ciclo de eventos sobre e-commerce termina com casa cheia

23/03/2023
Ciclo de eventos sobre e-commerce termina com casa cheia

Foi da melhor forma que finalizámos ontem, no Altice Fórum, em Braga, o terceiro e último workshop de um ciclo de eventos sobre e-commerce, realizado pela TecMinho e pela ANJE no âmbito do projeto ON-COMMERCE – Aceleração para o Comércio Digital. Com uma plateia atenta de mais de 90 pessoas, os participantes tiveram oportunidade de aprofundar os seus conhecimentos sobre comércio online e marketing digital.

A abertura do evento foi realizada por Francisco Carballo-Cruz, vogal da direção da TecMinho e professor na Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho, e por Pedro Guerreiro, membro do conselho de gestão e diretor de empreendedorismo da ANJE.

Na primeira parte da sessão, Sónia Silva (ANJE) apresentou o projeto ON-COMMERCE, que visa qualificar as PME da Zona Norte em domínios imateriais de competitividade, capacitando-as para acelerar a evolução e/ou definição de modelos de negócio digitais que, tendo por base o comércio eletrónico, lhes permitam vencer as barreiras geográficas e competir, em igualdade de circunstâncias, no mercado global.

Vanda Soeiro (IDC Portugal) expôs os principais dados e indicadores sobre comércio eletrónico em Portugal e na Europa, e Ana Oliveira (INOVA+) abordou as principais barreiras e competências-chave para a implementação do comércio online em PME.

A importância das estratégias de marketing digital em lojas online foi abordada por Vasco Marques, painel que foi finalizado por Marta Jorge (AICEP), que apresentou os apoios à internacionalização via e-commerce.

A segunda parte da sessão, moderada por Luís Ferreira (Universidade do Minho), teve como convidados três empresas identificadas como casos de sucesso na comercialização digital que partilharam com o público as suas experiências concretas no terreno: Orlando Andrade (AMF Shoes), Vânia Nogueira (Topázio) e Carla Sá (Impetus).

O evento encerrou com um momento de networking, que proporcionou ao público presente e aos oradores convidados um espaço de partilha.

O Workshop realizou-se no âmbito do projeto ON-Commerce, ao abrigo do Sistema de Apoio a Ações Coletivas - Qualificação das PME, que é cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do Programa Operacional do Norte.