Formação & Desenvolvimento

Projeto “Career Pathways” vai criar ferramentas digitais inteligentes para orientação de carreira

06/01/2022
Projeto “Career Pathways” vai criar ferramentas digitais inteligentes para  orientação de carreira

Coordenado pela TecMinho, o projeto Erasmus+ “Career Pathways”, recentemente aprovado, irá criar, nos próximos 3 anos, novas ferramentas para orientadores de carreira e profissionais do setor do emprego, de forma a apoiar os adultos na identificação de novas competências e na procura de emprego.

O avanço das tecnologias digitais e inteligência artificial, a “machine learning”, a automatização e as novas formas de emprego terão grandes implicações na economia e sociedade. Paralelamente, a transição para economias mais sustentáveis e ecológicas, e as mudanças induzidas pela COVID-19 estão a remodelar a procura e a oferta de empregos.

Neste projeto, vão desenvolver-se ferramentas baseadas em dados e informação provenientes de bases de dados abertas, que analisam a situação do mercado de trabalho atual, para:

  1. Analisar as exigências de competências presentes e futuras em diferentes empregos;
  2. Proporcionar percursos de carreira para formação e emprego a desempregados e pessoas em risco de desemprego;
  3. Fornecer dados aos empregadores, decisores políticos, gestores e prestadores de ensino e formação profissional sobre competências e procura de formação relacionada com os mercados nacionais e regionais;
  4. Formar orientadores de carreira de serviços públicos de emprego na utilização das ferramentas digitais desenvolvidas.

O projeto irá criar um Portal com uma série de serviços de carreira:

  • o “My Career Pathway Web portal” onde os adultos desempregados ou à procura do primeiro emprego podem ter acesso a informação atual sobre o mercado de trabalho, de forma a explorar novos empregos, ou a procurar formação profissional para atualização de competências.
  • o “My Career Pathway Labour Market and Skills Data hub” fornecerá dados recentes aos empregadores, decisores políticos, organizadores e prestadores de ensino e formação profissional sobre competências e procura de formação, com base nos dados abertos do Cedefop Skills OVATE.
  • o “Career Pathways Professional Experience” será concebido para os profissionais que trabalham na orientação e desenvolvimento de carreiras, para serviços públicos de emprego e de escolas com ensino profissional, de forma a aprenderem a aplicar as ferramentas digitais na prática profissional.

O projeto Career Pathways, que irá permitir a adultos construir competências e desenvolver  novos percursos de carreira ao longo da vida, é coordenado pela TecMinho, tendo como parceiros a Pontydysgu Ltd (Espanha), ACP - Synergasia Enegon Politon (Grécia), FORAVE - Associação para a Educação Profissional do Vale do Ave (Portugal), Universidad del Pais Vasco (Espanha), e IDEC - Aintek Symvouloi Epicheriseon Efarmoges Ypsilis Technologias Ekpaidefsi Anonymi Etaireia (Grécia).

Este site utiliza cookies

Usamos cookies para melhorar a experiência dos nossos utilizadores e medir o desempenho dos conteúdos.