e-Learning

"Career Pathways" na defesa de empregos melhores e mais "verdes"

04/11/2022
"Career Pathways" na defesa de empregos melhores e mais "verdes"

Os parceiros do projeto Erasmus+ "Career Pathways" reuniram-se em Valência (Espanha), nos dias 28 e 29 de Outubro de 2022, para trabalharem na criação de ferramentas inovadoras que ajudarão os adultos a identificar novas competências para futuros e melhores empregos.

Esta foi a segunda reunião do projeto coordenado pela TecMinho com os parceiros FORAVE (Portugal), ACP e IDEC (Grécia), Pontydysgu e Universidade do País Basco (Espanha). Todos os parceiros estão empenhados em desenvolver e testar uma nova plataforma digital que permita dar acesso a dados sobre novos e futuros empregos, especialmente empregos "verdes", dando acesso a oportunidades de formação upskilling e reskilling para pessoas com menores qualificações, o que lhes permitirá aceder a melhores empregos.

Com base nos dados ESCO (dados europeus padronizados sobre aptidões, competências, qualificações e ocupações), o projeto está a avançar para um conjunto inovador de ferramentas digitais que irão facilitar a vida às pessoas que querem aceder a melhores empregos, e melhorar o acesso a dados públicos por partes dos profissionais de carreira (ex: profissionais da ANQEP ou de escolas com Ensino Profissional) e dos agentes governamentais.

Na Plataforma "Career Pathways", será possível registar o seu percurso de carreira, através de um CV online baseado nas competências da ESCO, aceder a empregos que estão a ser oferecidos atualmente e a cursos que podem melhorar as competências para aceder a esses novos empregos.

Considerando os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, que são vitais para conduzir a um planeta mais verde e sustentável, economias inclusivas, e sociedades mais fortes e mais resilientes, o projeto visa fornecer ferramentas para ajudar as pessoas a responderem a novas ofertas de emprego, acedendo a processos de formação adaptados à transição digital e verde.

O projeto está centrado na rápida evolução das profissões e de exigências de emprego relacionadas com o desenvolvimento de tecnologias digitais, inteligência artificial, aprendizagem baseada em máquinas, automação e indústria 5.0, contribuindo para o equilíbrio das três dimensões do desenvolvimento sustentável: económico, social e ambiental. A plataforma "Career Pathways" destina-se a adultos que querem aumentar as suas competências, aos candidatos a novos empregos, aos prestadores de formação, aos profissionais de desenvolvimento de carreira e aos decisores políticos regionais.

Em breve, a equipa de projeto iniciará reuniões com investigadores, especialistas de percursos de carreira e agentes governamentais, pelo que se for uma dessas pessoas e tiver interesse em saber mais sobre as ferramentas que estamos a desenvolver, contacte a coordenadora do projeto Ana Dias (anadias@tecminho.uminho.pt).

Mais obre o projeto em https://www.career-pathways.eu/

Logo da UE. Cofinanciado pelo programa Erasmus+ da União Europeia

Este site utiliza cookies

Usamos cookies para melhorar a experiência dos nossos utilizadores e medir o desempenho dos conteúdos.