Apresentação do projeto ES-Factory: Rede de aceleradoras de economia social

O Projeto ES-Factory: Rede de aceleradoras de economia social foi ontem, 3 de julho, oficialmente apresentado ao público, evento este que decorreu no Museo del Mar de Galicia, em Vigo. O projeto pretende promover e consolidar as empresas nas novas economias emergentes.
A jornada teve como objetivo a apresentação do projeto ES-Factory e o seu propósito, as atividades a desenvolver e o consórcio de parceiros provenientes da eurorregião Galiza-Norte de Portugal. A sessão foi presidida pelo Secretario General de Empleo y Relaciones Laborales da Xunta de Galicia, Pablo Fernández López e, contou com a participação de todos os parceiros do projeto na apresentação das atividades a serem desenvolvidas ao longo de todo o projeto, nomeadamente:
- Programa Formo-Talento: Identificação e formação de entidades prescritoras da economia social;
- Programa de Mobilidade: Intercâmbios de gestão transfronteiriços;
- Programa para o desenvolvimento de plataformas e recursos digitais para promover novas economias emergentes;
- Programa de promoção de cooperativas empreendedoras;
- Aceleradores ES-FACTORY para a criação de projetos de economia social;
- Criação de espaços pop-up de empreendedorismo;
- Observatório da Economia Social da Galiza e Norte de Portugal.
A Asociación AMICOS, representada por Miguel Beiro Caamaño, partilhou ainda com os presentes a iniciativa RE-MAR como um exemplo de Economia Social face aos desafios das novas economias emergentes. Esta iniciativa tem com missão proteger e restaurar a saúde dos oceanos e águas doces através da investigação e inovação.
Houve ainda lugar à Mesa Redonda onde foi discutido o tema “O que diferencia as entidades de economia social? Necessidades presentes e futuras”. Esta mesa redonda foi moderada pela Directora General de Trabajo Autónomo y Economía Social da Xunta de Galicia, Marta Mariño, e contou com a participação de Eva L. Quiroga, cofundadora da Cooperativa Somos Terra, de Sílvia Iglesias, cofundadora da Cooperativa 13 Grados, de Ramón Navarro, Gerente da Freshcut CEE e, da Sara Araújo, Coordenadora do Gabinete de Inovação e Empreendedorismo Social da Santa Casa da Misericórdia de Arcos de Valdevez.
Em suma, o Projeto ES-Factory procura promover e consolidar o emprego de qualidade em novas atividades emergentes no território transfronteiriço que se desenvolvem através da economia social. Este projeto tem a duração de três anos e decorre até ao final de 2026.
O consórcio do ES-Factory, constituída pela Consellería de Emprego, Comercio e Emigración da Xunta de Galicia, entidade coordenadora do projeto e, conta com a parceria da Universidade de Santiago de Compostela, a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, a In.Cubo – Incubadora de Iniciativas Empresariais Inovadoras, a TecMinho e, as associações de Economia Social da Galiza Espazo Coop, AGACA e Aesgal.
O projeto 0259_ES_FACTORY_1_E é cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional FEDER através do programa Interreg VI A España – Portugal (POCTEP) 2021-2027