Empreendedorismo

Apoios ao turismo apresentados em Esposende e Fafe

09/05/2022
Apoios ao turismo apresentados em Esposende e Fafe

Decorreram em abril duas sessões de apresentação do projeto Minho Inovação sob a marca “Amar o Minho”, uma dirigida à região do Cávado contando na sua organização com a colaboração da Câmara Municipal de Esposende e outra dirigida à região do Ave com a colaboração Câmara Municipal de Fafe.

O projeto Minho Inovação – Inovação, Qualificação e Empreendedorismo é promovido pelas Comunidades Intermunicipais do Alto Minho, Ave e Cávado, sendo a TecMinho (interface da Universidade do Minho) a entidade parceira responsável pela operacionalização do apoio no Ave e nos Municípios de Barcelos, Braga e Esposende, com o cofinanciamento do Norte 2020, Portugal 2020 e pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

O objetivo destas sessões de apresentação teve como base dar a conhecer a todo o ecossistema de empresários e empreendedores do setor do Turismo da região do Ave e do Cávado os apoios previstos e contou com a participação, quer presencial quer online, de dezenas de participantes. Estes apoios compreendem essencialmente as seguintes linhas de ação:

  • Consultoria para Negócios - Apoiar os novos negócios de empreendedores e micro/pequenos empresários com 20h de consultoria individualizada.
  • Programa de Capacitação para Soluções Inovadoras - Dinamizar o desenvolvimento de produtos e serviços turísticos inovadores (5 workshops e 6 horas de consultoria).
  • Programa de Capacitação de Empresários do Turismo - Capacitar os empresários para a incorporação de inovação (5 workshops e 6 horas de consultoria).

A Start Esposende acolheu no dia 6 de abril a sessão de apresentação, e “Como vencer a aposta no Turismo a partir de Esposende e do Cávado” foi um dos motes da sessão, que reuniu vários especialistas da área e se estendeu para o momento de networking, no qual os empresários tiveram oportunidade de estreitar laços e discutir pontos de colaboração. 

A sessão de abertura da sessão contou com as intervenções do Vereador do Turismo e Atividades Económicas da Câmara Municipal de Esposende, Sérgio Mano, do Secretário Executivo Intermunicipal do Cávado, Rafael Amorim, e de Eugénio Ferreira, Presidente da Direção da TecMinho, interface da Universidade do Minho.

À semelhança da sessão anterior, no dia 20 de abril a sessão de apresentação teve lugar no Auditório Municipal da Câmara Municipal de Fafe, e contou com a presença de vários interlocutores convidados. A abertura foi realizada pela Vereadora da Câmara Municipal de Fafe, Paula Nogueira, pela Secretária Executiva Intermunicipal do Ave, Marta Coutada e pela Coordenadora do Empreendedorismo da TecMinho, Clara Silva. Os momentos seguintes e com o intuito de apresentar as várias valências de apoio do projeto Minho Inovação, que assentam na mentoria e na capacitação para dinamizar os negócios ligados ao setor do Turismo, a sessão contou com a presença de três consultores que serão responsáveis pela operacionalização de todos estes apoios, nomeadamente o José Paulo Queiroz, CEO da JPQ Consultores, do Fernando Freitas, CEO da Dextra Consulting e do Carlos Neves, CEO da Sevenforma.

Se é um empreendedor ou empresário e necessita de um apoio técnico e especializado para a criação e dinamização do seu projeto turístico e que se enquadre na região do Minho com a modalidade de alojamento, restauração ou animação turística, não perca esta oportunidade de usufruir gratuitamente de todos estes apoios.


Mais informações e inscrições


Este site utiliza cookies

Usamos cookies para melhorar a experiência dos nossos utilizadores e medir o desempenho dos conteúdos.