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Procurement, Compras e Otimização Transacional

Descrição

CURSO ONLINE - Num mercado competitivo e sujeito a condicionantes globais de incerteza, como os conflitos transnacionais, limitações de circulação de meios e produtos nas rotas tradicionais, opções de utilização energética, conflitos sociais e culturais, as empresas deparam-se com dificuldades para gerir as suas aquisições.

Embora já exista conhecimento e experiência adquirida, urge repensar o método de trabalho no processo transacional. A mudança não deverá ser radical, mas incremental, criando sinergias e economias de escala nos instrumentos e métodos disponíveis, com empenho e criatividade. 

Na cadeia de abastecimento, há que contar com confiança e continuidade com os designados anteriormente fornecedores e clientes, agora assumidos como parceiros a montante da produção e a jusante da produção. Estas parcerias deverão ser tratadas de modo sistémico pelos profissionais que lidam com o processo de aquisição, adquirindo competências em áreas de intervenção direta ou indireta, nas componentes logísticas, financeiras, sociais de desempenho e muitas outras que possam promover a valorização do investimento na transação.

Nesta formação, os participantes vão compreender a vertente comercial do processo transacional a montante, nomeadamente no que refere o conhecimento do mercado e de todas as fases que conduzem à criação de valor em todas as suas atividades.


Objetivos

No final da formação, os participantes deverão ser capazes de:

  • Obter competências no planeamento estratégico das compras, da preparação, execução, conclusão e controlo efetivo da compra em todas as fases do processo;
  • Inserir o processo transacional numa envolvente de gestão de todas as necessidades do Procurement;
  • Executar um processo negocial, na perspetiva de obtenção de um compromisso no objeto transacional em linha com as necessidades de gestão financeira otimizada; 
  • Assumir as competências na gestão integrada do processo comercial das compras em linha com as necessidades das outras funções da empresa; 
  • Obter competências na aplicação das ferramentas do Lean Management na gestão do processo de procurement, compras, com técnicas de planeamento, execução, controlo e avaliação;
  • Aplicar as ferramentas de análise, avaliação e gestão do risco nos parceiros a montante.

Conteúdos Programáticos

A. AS COMPRAS COMO FERRAMENTA DE CRIAÇÃO DE VALOR 

  • A Análise Estratégica (interna e externa) 
  • Operações fundamentais – Pirâmide colaborativa 
  • Contexto interno e externo, nacional e global 
  • O processo de compras numa economia global 
  • As Compras e a Organização 
  • Matrizes SWOT, PEST


B. ESTRATÉGIA DE COMPRAS COM SUPORTE NO PROCUREMENT 

  • Identificação de necessidades - bases de dados e tratamento da informação 
  • Procurement. Componentes e importância do processo 
  • Benchmarking e inovação. Gestão instrumental
  • Avaliação e Gestão do Risco


C. GESTÃO DO PROCESSO DE COMPRAS 

  • Estabelecimento da necessidade
  • Fases da Compra. Pre-tendering (RFQ), tendering (RFP) e award
  • Bases de orçamentação
  • Custeio. Tipos de Custo e estrutura do lucro 
  • Investimento e retorno (Trade-off e BAFO). Bases financeiras. Custo do capital
  • O processo de negociação. Técnicas e rotas de preparação, planeamento, execução e fecho


D. A COMPRA COMO PROCESSO TOTAL - AQUISIÇÃO INTERNACIONAL 

  • Gestão dos Incoterms e o papel dos agentes de Comércio 
  • Atores económicos. Transitários, Agentes, Despachantes
  • Os 3 tipos de qualidade na preparação de propostas 
  • Cotações, análise de propostas. Processos, critérios de avaliação e de decisão


E. GESTÃO DE FORNECEDORES (PARCEIROS A MONTANTE) 

  • Identificação de Necessidades. Validação, admissão, certificação, homologação
  • Integração na gestão do processo produtivo. Criação de receitas implícitas por desintegração com mais-valias
  • Gestão do crédito no fornecedor. Vantagens e inconvenientes 
  • Processos de Melhoria. Ferramentas Lean 
  • Integração das Compras na gestão de projetos 
  • Indicadores de boas práticas


F. GESTÃO DAS COMPRAS INTEGRADAS NA LOGÍSTICA E NA PRODUÇÃO 

  • A cadeia de abastecimento 
  • Transportes e informação. Gestão integrada e lead times 
  • Critérios e relevância da seleção dos transportes
  • Gestão das compras em nível e posição de stock. VMI e crossdocking 
  • Agregação, segmentação e processos de faseamento na otimização da satisfação de necessidades 


G. INDICADORES CHAVE DE DESEMPENHO - M…TRICAS DE DESEMPENHO 

  • Produtividade 
  • Eficiência e eficácia 
  • Elasticidade, disponibilidade e capacidade
  • Indicadores de nível de serviço de referência no setor 
  • Qualidade

Destinatários

Profissionais das áreas de Procurement, Compras, Logística e outros potenciais interessados.

Pré-requisitos

Sendo um curso online, necessitará de um computador com ligação à internet, webcam e microfone. 

Não são necessários conhecimentos de utilização de nenhum software ou ferramenta específica.

Formadores

Jorge Cavaleiro - Mestre em Economia e Gestão de Ciência e Tecnologia, licenciado em Engenharia Industrial e bacharel  Eletromecânica.
É consultor sénior em estudos e projetos na área das Novas Tecnologias e lidera projetos de Inovação e otimização de desempenho empresarial, adaptados à realidade das empresas nos mais diversos setores de atividade, com enfoque na indústria.

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