7.ª edição
ONLINE

Marketing de Conteúdo: websites, blogs, email marketing e SEO

Descrição

CURSO ONLINE - Como planear, implementar e medir estratégias de marketing de conteúdo que criam oportunidades de negócio, impulsionam resultados e fidelizam clientes?   
 
O curso centra-se no content writing em meios digitais e nas competências essenciais para produzir conteúdos relevantes para o seu público-alvo, criar e consolidar notoriedade de marca, e atrair ou fidelizar clientes. Aprenda como conquistar o lugar de autoridade no nicho de mercado em que atua e desenvolva competências em marketing de conteúdo em relação a ferramentas como websites, blogues, email marketing e SEO.   
 
Esta formação alia teoria e prática, sendo especialmente útil para profissionais com necessidade de produzir conteúdos para o digital, sobretudo nas áreas de comunicação, marketing, vendas e gestão.
 

Objetivos

No final da formação, o/a formando/a deverá ser capaz de:
 
- Entender a relevância do marketing de conteúdo na estratégia de marketing, branding e vendas de uma marca;   
- Diversificar a estratégia de atração e aquisição de clientes para melhorar os resultados para a marca;
- Utilizar o marketing de conteúdo para trabalhar o brand equity, a notoriedade e a fidelização, com foco nas ferramentas: websites, blogues, email marketing e SEO;
- Aplicar o funil de vendas no processo de criação e implementação de ações de marketing.

Conteúdos Programáticos

1. Introdução ao marketing de conteúdo 
- Conceito de marketing de conteúdo.
- Desenho, execução e avaliação de um plano de marketing de conteúdo e de um calendário editorial.  
- Consumer insights: a importância do público-alvo e das buyer personas
- O funil de marketing de conteúdo
 
2. Websites & Blogues 
- Enquadramento dos sites na estratégia de marketing de conteúdo
- Análise das tipologias de websites e respetivos objetivos
- Metodologia padrão para a criação de uma página WEB
- Estratégias para dinamização de websites: o papel dos blogues
 
3. Email marketing 
- Conceito e importância para os negócios
- As melhores práticas na criação de campanhas
- Construção de Newsletters  
- A importância do mobile
- Angariação e segmentação de base de dados
- Regras legais a considerar
- Apresentação do Mailchimp - ferramenta de email marketing
- Análise de exemplos reais e exercícios práticos
 
4. SEO 
- Entender o Search Engine Marketing e os mitos
- Identificar os tipos de resultados na pesquisa natural
- Integração do SEO na estratégia geral de marketing de conteúdo
- Pesquisar e identificar palavras-chave  
- Quais os principais elementos seo on-site e off-site
 
5. Inteligência Artificial no Marketing de Conteúdo
- Escritores humanos versus IA

- Ferramentas gratuitas e pagas de IA para Marketing de Conteúdo
- Utilizar IA em Marketing de Conteúdo


Pré-requisitos

Sendo uma formação online, será necessário possuir acesso à internet, câmara e microfone para poder interagir com o formador.

Formadores

RICARDO GRILO -   Formador em marketing, criatividade e comunicação. Especialista em Marketing Digital na Jscrambler. Foi coordenador de Marketing Internacional na Laskasas S.A. Licenciado em Ciências da Comunicação, especialização em Informação e Jornalismo, pela Universidade do Minho; Pós-graduado em Comunicação, Media e Justiça, pela Universidade Nova de Lisboa; Mestre em Economia e Gestão de Recursos Humanos, na Faculdade de Economia da Universidade do Porto; Doutoramento em Marketing e Estratégia, pelas Universidades de Aveiro, Braga e Beira-Interior.

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