Especialização em Lean Manufacturing
Descrição

Objetivos
- Representar fluxos de valor, identificar e avaliar desperdícios em unidades de produção.
- Identificar oportunidades de melhoria em unidades produtivas.
- Definir ações Lean para potenciar melhorias do desempenho de unidades produtivas no sentido da sua sustentabilidade e competitividade.
- Liderar equipas e gerir projetos de melhoria promovendo o uso e o respeito pleno do capital humano nas organizações.
- Promover nas empresas o trabalho em equipa, o espírito crítico, a pluralidade, a criatividade e a inovação.
- Desenvolver e manter uma cultura de melhoria contínua dentro das organizações.
Conteúdos Programáticos
- Introdução ao TPS e Lean: história do TPS e Produção Lean;
- Princípios do pensamento Lean;
- Conceito de Valor e Desperdício - os 7 Desperdícios;
- 3M (Muda, Mura e Muri), identificação de ferramentas para diagnóstico de problemas (e.g. fishbone diagram, 5Why, 5W2H, 8D, A3, Value Stream Mapping);
- Sistema de produção, fatores e processo de produção, diferentes configurações de sistemas;
- Projeto de células: formação de famílias de produtos (conceito de família e de tecnologia de grupo, análise ABC e algoritmos de clustering); agrupamento de máquinas e de pessoas (cálculo de máquinas e pessoas, balanceamento, matrizes de competências e de formação, configurações de células), organização e implantação intracelular (conceito batch vs One-piece-flow; modos operatórios, definição de standard work); organização e implantação intercelular (layout inter células e identificação de diferentes sistemas de controlo da atividade produtiva).
- Pilares da produção lean: just-in-time (JIT) e jidoka (autonomation);
- Mapeamento da Cadeia de Valor (VSM - Value Stream Mapping): construção e análise;
- Mudança rápida de equipamentos - metodologia Single Minute Exchange of Die (SMED): Objetivos e fases do SMED, técnicas/instrumentos aplicáveis e exemplos;
- Dispositivos poka-yoke (error proof): princípios, tipos de dispositivos poka-yoke e exemplos de aplicação;
- Total Productive Maintenance (TPM): objetivos, conceitos envolvidos e operacionalização;
- Overall Equipment Effectiveness (OEE): objetivos e métricas utilizadas;
- Gestão Visual: princípios, objetivos, ferramentas/instrumentos aplicáveis e exemplos;
- Melhoria Contínua (Kaizen) e Melhoria Radical (kaikaku): princípios e metodologias de aplicação;
- Normalização de trabalho (Standard Work): conceito e exemplos;
- Automação de baixo custo (low cost automation).
- Comportamento dinâmico dos produtos através de unidades de produção;
- Representação de fluxos na produção;
- One-Piece-Flow;
- Sistemas puxados de produção;
- Dimensionamento de kanbans e caixas de abastecimento;
- Abastecimento de Materiais;
- Comboio Logístico (Mizusumashi);
- Supermercados e seu dimensionamento;
- Bordos de linha e Sistemas FIFO;
- Nivelamento da Produção;
- Gestão da Cadeia de Abastecimento e Gestão da distribuição.
- Relacionamento dos grupos de processos e áreas de conhecimento em Gestão de Projetos de acordo com o PMBOK-PMI: Gestão de Recursos Humanos e de Equipas de Projeto; Gestão de Comunicação;
- Planeamento de Projeto Visual - PM Canvas: desenvolver um plano de projeto visual, integrar e compartilhar;
- Gestão Ágil de Projetos: princípios de agilidade; metodologia Scrum; equipas Scrum e os seus papéis; artefactos Scrum para planeamento, gestão e monitorização do projeto. Comunicação visual. Perfis de comunicação individual;
- Gestão de Equipas de Projeto Lean: planear, desenvolver e gerir a equipa do projeto; Equipas de sucesso; Perfis de trabalho em equipa; Fases de desenvolvimento das equipas. Dinâmicas de equipa;
- Kaizen IDM Introduction; Project Initiation; Project Design. Jogo do foguetão;
- Kaizen Oobeya Control; Last Planner & Project Pull Planning; Jogo dos Dados; Tailoring and Portefólio Management.
- Os desperdícios nos serviços;
- As bases de melhoria - Técnica dos 5S;
- Princípios genéricos da Gestão Visual;
- Mapear processos administrativos;
- One Point Lessons;
- Responsabilidades e matriz representativa;
- Informação e comunicação normalizada;
- Standards para eliminar erros e aumentar a eficácia;
- Normalização de procedimentos e formulários; Reuniões internas de melhoria contínua;
- Definição de quadros de equipa com indicadores e gestão visual;
- Dinâmicas de equipas com reuniões diárias;
- O modelo de melhoria Toyota Kata;
- O modelo de melhoria Kaizen;
- O papel da Indústria 4.0 na empresa Lean.
- Realização de um projeto em equipa, em contexto industrial, com recurso à integração de conteúdos programáticos dos restantes módulos do curso.
Estão, ainda, previstas visitas a algumas empresas no decorrer do curso.
Metodologias
Destinatários
Pré-requisitos
Os candidatos poderão ser submetidos a provas académicas de seleção para a avaliação do seu nível de conhecimentos nas áreas científicas de base correspondentes ao curso. Das decisões da coordenação científica sobre a seleção dos candidatos não cabe recurso, salvo quando arguida de vício de forma.
Formadores
Testemunhos
A Especialização em Lean Manufacturing consistiu na formação mais relevante que frequentei até ao momento, desde que terminei os estudos na Faculdade. A presente Especialização foi, também, um valioso elemento na medida em que me permitiu fazer algo que, até à data, não tinha conseguido na empresa: parar para pensar. No balanço geral do curso importa também referir que, ainda antes do término do mesmo, "abracei" um novo desafio numa nova empresa. A Especialização em Lean Manufacturing terá sido, certamente, um ponto valorizado, quer pelos conteúdos lecionados, quer pelo prestígio das entidades (Universidade do Minho, TecMinho e Instituto Kaizen) diante da entidade empregadora.
Pedro Cortez (Participante da edição 2017/2018)
A quebra de paradigmas e o olhar crítico que adquirimos à medida que vamos conhecendo melhor o mundo do Lean é uma enorme mais-valia. As ferramentas de trabalho que nos são transmitidas durante a frequência desta Formação Especializada em Lean Manufacturing fazem o restante trabalho para que, no final do curso, sejamos autónomos para aplicar os conhecimentos adquiridos nas mais diversas áreas das nossas organizações. Dou os meus parabéns a todos os docentes que, com o seu empenho e visão, trabalharam para nos passarem o seu conhecimento de forma tão prática e eloquente.
Hermano Gomes (Metal Reveste)
O curso de formação especializada em Lean Manufacturing foi, sem sombra de dúvidas, uma boa aposta na minha formação profissional. Além de aprofundar os conhecimentos em Lean, permitiu-me mudar a mentalidade e quebrar alguns paradigmas sobre a gestão industrial. Com este acréscimo de conhecimento, fui capaz de alargar o meu leque de possibilidades no mercado de trabalho. Os meus parabéns a toda a equipa da Universidade do Minho, ao Instituto Kaizen e a todos os meu colegas de curso que com a troca de experiências profissionais tornaram o curso ainda mais interessante.
Luís Oliveira (Bosch Car Multimédia Portugal, S.A.)
O curso de Especialização em Lean Manufacturing permitiu-me adquirir uma visão diferente sobre os processos nas organizações com enfoque na identificação de desperdícios e nas oportunidades de melhoria que permitem a sua redução em número e em impacto. Após a realização do curso, é para mim praticamente impossível olhar para um processo sem ter esta visão crítica sobre os mesmos.
Duarte Martins (Participante da edição 2017/2018)
Como aluno da primeira edição, apenas tenho a dizer que este curso é um exemplo a seguir. Com uma abordagem muito prática consegue aproximar de uma forma muito boa o mundo académico e a realidade industrial. Não tenho dúvidas que retirei muitos benefícios a nível profissional com esta pós-graduação. Excelentes docentes e um importantíssimo contributo do Kaizen Institute. Estão de parabéns e força para as próximas edições.
Bruno Araújo (Recauchutagem Nortenha SA)
O curso de formação especializada em Lean Manufacturing é uma autêntica mais-valia no que respeita ao conhecimento e aplicação dos princípios LEAN. Numa era cada vez mais focada na otimização de processos e na identificação e eliminação de desperdício este curso com a sua abordagem bastante prática permite encarar o nosso dia a dia com outros olhos e a questionar alguns paradigmas. A parceria com o Instituto Kaizen ajuda a cimentar estes conceitos e à transposição dos mesmos para os mais diversos ambientes industriais. Os meus parabéns a todos os que tornaram este curso possível em especial a toda a equipa de docentes da U.M.
Jorge Nogueira (Klöckner Pentaplast)
Foi, de facto, um curso que superou as minhas expectativas, não só pelos conhecimentos teóricos mas como a sua aplicação prática. Foi realmente um quebrar de paradigmas! Parabéns a todos os docentes e ao Instituto Kaizen que contribuíram para o sucesso desta Pós-Graduação.
Filipe André Silva (Iberfibran)