3ª edição
ONLINE

MSA - Análise a Sistemas de Medição

Descrição

CURSO ONLINE - A ferramenta MSA é imprescindível na indústria cujo foco passe pela eficiência operacional, aliada a uma estratégia competitiva.
O objetivo geral desta formação é proporcionar aos participantes conhecimentos e competências práticas para analisar os sistemas de medição/monitorização, e implementar a técnica MSA no seu ambiente de trabalho, de forma a avaliar os seus próprios sistemas produtivos.  


Este curso integra um conjunto de ações de formação dedicadas às 5 Core Tools para que possa desenvolver as suas competências nesta área de forma mais alargada e colaborar na sua implementação e gestão nas organizações:


  • Curso APQP
  • Curso FMEA 
  • Curso MSA 
  • Curso SPC 
  • Curso PPAP
 

Objetivos

No final deste curso, os participantes deverão ser capazes de:   
 
  • Compreender como os sistemas de medição afetam o controlo dos processos/produtos;  
  • Avaliar a capacidade do sistema de medição (equipamento, procedimento, operador e peça) e suas interações com o ambiente de utilização;
  • Eleger os estudos necessários para as aplicações na própria organização.

Conteúdos Programáticos

1. Sistemas de Medição

2. Processo de Medição

3. Conceitos de Medição

4. Planeamento do Sistema de Medição

5. Impacto da variação do Sistema de Medição no produto/processo

6. Estudos de Sistemas de Medição por Variáveis

7. Estabilidade

8. Tendência

9. Linearidade

10. Determinação da Repetibilidade e Reprodutibilidade

11. Estudos R&R – Análise de Resultados

12. Estudos de Sistemas de Medição por atributos


 

Metodologias

Este curso será online, adotando uma estratégia muito semelhante à formação presencial.     
 
Teremos sessões de forma síncrona/em direto (formador e participantes estão online através de sistema de videoconferência), onde o formador abordará os conteúdos da formação e interagirá com os participantes e estes com o formador e com os restantes colegas (semelhante a uma sala de formação).Nesta sessões, serão discutidos casos práticos e realizadas atividades online.   
 
Entre cada sessão, haverá pequenas atividades que cada participante desenvolverá autonomamente, reforçando a sua aprendizagem.   
Tudo decorrerá de forma simples, prática, intuitiva.
 
Não são necessários conhecimentos de utilização de nenhum software ou ferramenta específica.
Apenas necessitará de um computador com ligação à internet, microfone e webcam.
O resto é connosco!
 

Destinatários

Destinado a colaboradores das áreas de Metrologia, Engenharia de Processo, Produção, Engenharia de Produto e Qualidade, e a todos aqueles que necessitem de utilizar a ferramenta MSA .
 

Pré-requisitos

Sendo um curso online, necessitará de um computador com ligação à internet, webcam e microfone para interação. Não são necessários conhecimentos de utilização de nenhum software ou ferramenta específica.

Formadores

VERA PINHO. Auditora, Formadora e Consultora com vasta experiência na Indústria automóvel, nas suas Metodologias e Core Tools como FMEA(AIAG &VDA), Reverse FMEA, APQP/PPAP, SPC e MSA, CQI´s 23, 8 e 12 (AIAG). Auditora Processo VDA 6.3 (Certificada VDA), Auditora Produto VDA 6.5 (Certificada VDA). Formadora Oficial VDA para metodologias VDA ( VDA 6.3, VDA 6.5, VDA 2, MLA, PSCR). Formadora e Consultora em Ferramentas de Melhoria Continua, 8D, A3 PDCA, QRQC, 5 Whys, 5W2H, Diagrama Ishikawa, 6S+ Gestão Visual ( Serviços e Indústria), Ergonomia do Posto de Trabalho, Metodologias Lean e Kaizen. Mais de duas décadas de experiência na análise, suporte ao estabelecimento de Planos de Ação e implementação de CSR´s. Engenheira de Produção e Gestão Industrial, pós-graduada em Engenharia da Qualidade. É Técnica Superior de Higiene e Segurança no Trabalho. Especializou-se em Estudo do Trabalho e Organização Empresarial (REFA I). Auditora Interna IATF 16949, ISO 9001, ISO 14001, ISO 45001, bem como Processo VDA 6.3 (Certificada VDA), Auditora Produto VDA 6.5 (Certificada VDA).

Este site utiliza cookies

Usamos cookies para melhorar a experiência dos nossos utilizadores e medir o desempenho dos conteúdos.